domingo, 11 de outubro de 2009

Virgínia (Nossa Senhora Aparecida Protegei as Crianças do Nosso Brasil)



Amanhã, 12 de Outubro, feriado nacional onde celebramos o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida - a mais cultuada por estas terras - e o Dia da Criança, "inventado" por um político o deputado federal Galdino do Valle Filho, que teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de Novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de Junho. Em 5 de Maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de Novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de Outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida

Lá em casa sempre éramos presenteados no Dia das Crianças. Lembro-me de fazermos lista de desejos para este dia. Meus pais não gostavam que fosse óbvio, pediam sugestões para poder nos presentear e adequar ao orçamento também, nunca passava em branco. Até alguns anos já bem crescidos, nós tínhamos algo novo para estreiar. Havia aquele almoço de domingo, sempre algo diferente e saboroso como sempre. Tínhamos por costume celebrar as datas em família, nem sei se isto é bom ou ruim, ou melhor - seja agradecido! - agradeço a educação que recebi, verdade. Nossa Senhora Aparecida sempre fez parte em muitas orações na minha família. Era como uma protetora de todos, a padroeira mesmo. Lembro de minha avó materna já bem vivida assistindo missa celebrada pelo Papa João Paulo II no Maracanã, uma multidão, uma devoção sem tamanho. Ela era bem religiosa. Foi a forma encontrada por ela para enfrentar a viuvês com 5 filhos em terras de Marlboro.

Wikipédia:

Patrono, orago (português europeu) ou padroeiro (português brasileiro) é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, povoado ou templo, capela, igreja, etc. A palavra descende de oráculo.

Na legislação que estabelece a simbologia associada às freguesias portuguesas, surgem frequentemente menções aos oragos dessas freguesias. Este facto tem dois significados: por um lado, tem o significado religioso de estender a "protecção" do santo para lá do templo, a toda a freguesia; por outro lado é um arcaísmo que reflecte nos dias actuais as origens antigas das freguesias.

Com efeito, embora hoje uma freguesia seja uma instituição de carácter político e administrativo, exclusivamente subordinada aos poderes civis, a sua origem é a paróquia católica, que constituiu em tempos a malha mais fina de administração em Portugal.

http://www.santuarionacional.com/v2/index.php

ORAÇÃO OFICIAL DA ACADEMIA MARIAL


Oração Oficial
(com aprovação eclesiástica)


Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Maria de todos os nomes,
protetora de nossa Academia Marial,
cantada na arte e na literatura de todos os povos e nações, Filha predileta do Pai, Virgem fiel,
servidora da Palavra, discípula fiel do Senhor,
mãe e modelo de fé, de esperança e de caridade,
intercedei por nós
para que possamos saber e viver cada vez melhor
os mistérios da salvação e perseverar até o fim,
dóceis ao Espírito Santo,
no seguimento de vosso Filho Jesus.
Amém!





Handrolling Tobacco

Nenhum comentário: