segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tropical (Rio2016: Preservando o Amor ao Rio / "Samba do Avião")



Dia 02 de Outubro último o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. Uma disputa acirrada com outras grandes como Tóquio, Madrid, Chicago. O Brasil já está bem orgulhoso e empolgado em sediar dois anos antes, 2014, a Copa do Mundo de Futebol, evento que já foi aqui anteriormente realizado em 1950, quando perdemos a final para o Uruguai na inauguração do maior Estádio de futebol do Mundo: o Maracanã, onde será realizada a final da próxima, de 2014. Isto também ajuda a levantar a auto-estima do carioca, já bem abalada com todos os problemas existentes em todas as áreas(transporte, saneamento básico, violência, saúde, educação, etc etc etc), um caos total. Sucessões de desgovernos. Mas a natureza insiste, nem sei se é insistência ou porque é exuberante demais, era abundante demais e por mais que seja devastada, desrespeitada, ainda assim é deslumbrante. Qualquer ser humano com um pouco de sensibilidade ao ver este Rio que amo, se encanta e a paixão é fatal, fatal de não adianta questionar, é fato! Suas praias, seu verde, o colorido do céu em horários variados, as montanhas, cachoeiras, a diversidade na fauna e na flora, diversidade também que identificamos na sua população. Por te sido a capital até bem pouco tempo - tivemos uma ditadura no meio de tudo - o Rio ainda conserva muito do seu charme e importância no cenário nacional e até no mundial também. Aqui são lançadas tendências de moda, comportamento, cultura, artes. A Meca da TV está basicamente instalada na cidade. O Carnaval carioca é sonho de consumo entre fãs espalhados por vários países. Temos um espetáculo de fogos de artifícios na praia mais famosa de todas: a Princezinha do Mar, Copacabana. Quantos versos enaltecem sua beleza e encanto ...

O Rio de Janeiro é isto e muito mais. Sou um Carioca apaixonado pela minha Cidade e não gosto mesmo que falem mal dela; eu posso! Posso porque amo! Me preocupo e faço minha parte, pode ser até pouco, mas é algo e quem ama cuida.



Obs.: Poderia ficar aqui escrevendo escrevendo escrevendo sobre meu Rio. Tenho muito que dizer mas vamos por hora, com o tempo retorno ao assunto. Esta conquista em sediar as Olimpíadas de 2016 levantaram muito meu amor, minha admiração, o mesmo pelos seus filhos, os cariocas de sangue ou de coração, porque estes, com certeza, preservam.

Samba do Avião

Composição: Antônio Carlos Jobim

Eparrê
Aroeira beira de mar
Canôa Salve Deus e Tiago e Humaitá
Eta, costão de pedra dos home brabo do mar
Eh, Xangô, vê se me ajuda a chegar

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...




R.J. Reynolds Tabacos do Brasil Ltda.

Nenhum comentário: