quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cigarros Bond Street (Bota Fogo no Passado / "Novo Tempo")



Pronto! Me instalo em um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro:
Botafogo. Não será esta uma definitiva - vá saber - porém é a que melhor e mais acertivamente se apresenta. Estou tranquilo. Será aconchegante, produtivo e divertido ("Diga com quem andas que te direi quem és" - sem ofensas). Já morei uma temporada na São João Batista, não o cemitério, lá no início dos anos 90, 1993 mais precisamente, eram tempos outros, garotão ainda - me sinto ainda - havia acabado de perder minha mãe(encarnada) e funcionou como uma válvula de escape. Saíamos muito, trabalhávamos bastante, eu com produção cultural, eram momentos de prazer, diversão e arte, muita arte. Foi bem bacana. Lembro de aos Domingo bem cedinho ou a tarde passear pelas ruas do bairros e apreciar seu casario, embora muitos mal conservados, mas ainda existem bastantes, este é o local da cidade com mais casarões imagino. Faço um tour imaginando épocas distintas, me transporto um pouco, se bobear, até o cheiro sinto (O louco!).
Gosto das facilidades existentes no bairro, uma coisa tipo "vou lá embaixo rapinho e já volto". Tenho amigos locais. Quando estive aqui a primeira vez estava ainda fixado na Barra da Tijuca, total diferente em todos os sentidos, ambos tem seu positivo e negativo - tudo tem, meu bem - basta usar aquela famosa balancinha prós e contras e se entender com a resposta. Curti muito minha estada, o período foi curto mas bem proveitoso. Pedalava pela Lagoa, Aterro, admirava o Pão de Açúcar e Cristo Redentor - pára tudo! Onde estou me instalando, tem vista para ambos, um luxo só! Como diria Ary Barroso - praia em Ipanema(claro!), "tapa na cara" no Bofetada, e etc etc etc.
Quando sai definitivamente da Zona Oeste, me fixei mesmo em Ipanema, minha grande paixão (costumo dizer que já tive outras vidas lá), e baixei um programa mental e emocional que não sairia mais dali, ali criaria raiz. Mas o tempo passa, o tempo voa, estrelas mudam de lugar e hora de fazer uso de outra balancinha, a custo/benefício. Nova mudança agora para saltos maiores, cabeça mais centrada - me deixo desalinhar por vezes, só para temperar - um passado ainda muito recente para ser esquecido tão rápido, descobertas bem interessantes sobre meu ser, muito ainda está por vir, pode ser bom ou não, o importante é cabeça erguida, estar na luta pra me socorrer.
Tenho minhas críticas ao bairro, tenho sim! Quero fazer uma homenagem a este que me socorre mais uma vez, me acolhe mostrando o humano da vida, de formas nem sempre agradáveis aos olhos, mas reais e sem maquiagem. Um olhar mais nú e crú, não como os que presenciei recentemente, mas diferente dos que já vivi no passado, ainda. (digo que está melhor, mas não está bom não). Sou agradecido.
Devo admitir que esta facilidade e simplicidade existente em tempos atuais muito me agradam. Combina mais com minha real, sem pretensões, sem ostentações, sem satisfações a dar, sem pressa, sem lenço, sem documento ... cantando na praça, fazendo pirraça.

De "Bairro da nobreza" a "Bairro de todos"

"Se antes Botafogo era local de nobres, a partir de 1900 também passou a ser habitado por operários, biscateiros e artesãos, funcionários públicos e militares, comerciantes e profissionais liberais. Ao invés dos enormes casarões, as habitações coletivas se tornaram a marca do bairro.

O crescimento de Copacabana e do Jardim Botânico, provocaram uma verdadeira explosão no comércio e nos serviços de Botafogo.

A história de Botafogo é, portanto, a história das suas ruas, das suas praças, das suas avenidas, dos seus espaços habitados, sejam eles de natureza pública ou privada, ricos ou pobres, eruditos ou populares".



Dois links interessantes(Wikipédia) sobre Botafogo, o bairro e o Clube de Futebol.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_%28bairro_do_Rio_de_Janeiro%29

http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas



Novo Tempo

Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça






PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Nenhum comentário: