segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rei V Prata (São Cosme e São Damião)



Como bom carioca que sou tinha, na infância, o costume - pouquíssimo, diga-se de passagem - de todo 27 de Setembro ir pegar doces que eram, e são até hoje, distribuídos as crianças no dia em que se celebra São Cosme e São Damião, os santos gêmeos que morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada pela igreja Católica no dia 26 de Setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 é o dia de São Vicente de Paula.

Sinceramente não me identificava muito com a prática de sair correndo pelas ruas em busca de guloseimas, mas era divertido em tempos outros ver a criançada ir de casa em casa em busca de diversão e doces, muitos doces. Fazia uma alusão ao Halloween. Alguns mais bem aventurados distribuíam brinquedos também e esta era a hora que vários tinham a oportunidade de conseguir um carrinho ou boneca para brincarem, pois a condição financeira da família provavelmente não possibilitava tal. Fui sim algumas vezes fazer o mesmo, na minha casa também se distribuía doces, minha mãe havia feito uma promessa - não me recordo bem - e durante algum tempo minha casa se enchia de sacos e mais sacos de doces espalhados por toda parte. No dia tal, por volta das 14hs, nós íamos para o portão e uma fila era organizada por minha mãe, claro!(ela era bem até nisto). Aquela confusão costumeira na porta da casa das pessoas, na minha não rolava. A qualidade dos doces não era lá essas coisas, muita bobagem, mas adorávamos aquilo(língua de sogra, doce de abóbora, cocô de rato, suspiro, peitinho de moça, balas, muitas balas). Passávamos dias comendo aquilo direto, dava até uma certa gastura.
Tenho uma certa simpatia pela figura dos santinhos meninos, talvez pela imagem dos gêmeos vestidinhos, cada um segurando uma folha de palmeira ou porque na casa de minha avó paterna, uma imagem ficava em suporte acima da porta de entrada da casa sempre com um copo com água e uma vela 7 dias acesa. Não entendia o motivo mas imaginava ser alguma coisa para o bem, um pedido, um agradecimento ou que tais. Também notava a relação tão direta com outras religiões assim como acontece com São Jorge, não havia uma exclusividade católica na celebração. Gostava disto, sincretismo religioso sendo respeitado.
Abaixo coloco link bem interessante sobre os gêmeos milagreiros e faço aqui meus agradecimentos por pedidos que ainda nem fiz.

Salve Cosme e Damião!




http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Dami%C3%A3o




ITABA INDÚSTRIA DE TABACO BRASILEIRA LTDA

Nenhum comentário: