sábado, 31 de outubro de 2009

Le Grand Menthol (Eu Tenho, Tu Tens, Ele Tem ... Que / "Pais e Filhos")



Ontem não postei. Não tive tempo livre mental para parar e me concentrar em um assunto unicamente. Acordei pipocando, animadíssimo, melhor, animado para um novo dia mas um tanto quanto discursoado. Um perigo! O termômetro é a canção que ponho primeiro: se for lá pelo lado do relax, mantras, cantos Gregorianos e afins, dia
light. Agora! Se começar logo com Madonna ... quando der meio-dia até a Cher está rouca. Melhor chamar a Gal e atenção ao dobrar uma esquina.
Não tinha uma meta somente, um objetivo para o dia, uma agenda a ser cumprida. Não! O dia foi fluindo e nada de programação. Me propus a isso. Desde quarta-feira à noite quando decidi que iria desligar o celular e dormir de fato - embora tenha só utilizada minhas 4 horas habituais para o descanso - dar um refresco para os neurônios, descansar a pele, o organismo mesmo, é que tenho me sentido mais livre, leve e solto e isto me parece estranho em momentos. Estranho como existe a dificuldade em estar bem, tranquilo, como se fosse obrigatório estar estressado, afinal, estamos em início de Século, minha situação profissional, familiar e que tais uma confusa só e eu flanando feliz por aí? E por que não? Por que essa culpa Católica que têm que sofrer o luto com sofrimento mesmo, literal, como em Séculos outros? Vem acontecimentos que mudam o rumo da minha história pessoal. O ser fica órfão de família geral, está passando por provações mil e com humildade, reflexo de aceitação, se sente bem, livre. Como assim? Tranquilo? Em paz? Arriscaria até a dizer que estou feliz. O que fazer com tal liberdade tamanha? Pode isso? Pode! Pessoas são individuais e distintas. Para alguns, isto parece algo inconcebível, mesmo que as mesmas nunca tenham experimentado a almejada liberdade. O que fazer com o tempo ocioso? E a tal da ociosidade criativa? Como? Têm que trabalhar! Têm que malhar! Têm que estudar! Têm que fazer algo produtivo e visto a olho nú, senão só serve para você, o que particularmente acho bem razoável, distinto e necessário, diferente disto ... pra que? Com o tempo - e se for do bem - irá mesmo refletir em comportamentos, atitudes, ações, atos e fatos&fotos que todos em volta - os que importam - notarão com louvor.
Com esta lista do que têm que, inclui-se o divertir, diversão e arte. Têm que curtir! Mas o que seria de fato curtir? Hummmm ... difícil as vezes. Tinha um hábito, um costume que se foi, perdeu a validade, desbotou, não se enquadra mais - o tempo passa o tempo voa - super normal até. Mas e como se adaptar a nova real? Primeiro reconhecer, depois aceitar, em seguida observar e logo começa a experimentação, provar um pouco, saber negar as conhecidas e não bem-sucedidas e valorizar as que apazigua, mesmo que as tais não sejam exatamente o que se quer, mas são de fato. Algumas assustam por já terem sido motivo de crítica, em tempos outros, em pessoas muito próximas. As vezes há um choque entre fases, as que eram estão se despedindo e as que serão(?!) ainda não se instalaram de fato, mas já demonstram suas intenções. O que será preciso é uma dose de persistência e aguardar que tudo passa, até o que é bom ... lembre-se disso.
Aproveite bem seu dia!

Pais e Filhos

Composição: (Dado Villa-lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)

Estatuas e cofres. E paredes pintadas.
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar.
Nada é fácil de entender.

Dorme agora.
É só o vento lá fora.
Quero colo. Vou fugir de casa.
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo. Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.

Meu filho vai ter nome de santo.
Quero o nome mais bonito.

É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.

Me diz porque que o céu é azul.
Explica a grande fúria do mundo.
São meus filhos que tomam conta de mim.

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar.
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais.
Eu moro com os meus pais.

É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.

Sou uma gota d'agua
Sou um grão de areia.
Você me diz que seus pais não lhe entendem.
Mas você não entende seus pais.

Você culpa seus pais por tudo.
E isso é absurdo.
São crianças como você
O que você vai ser, quando você crescer?




CABO FRIENSE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CIGARROS LTDA

Nenhum comentário: