segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Te (Uma Forma Simplista de Concentrar Informação)



Sou de uma família total ligada a área de educação - família materna, diga-se de passagem. Minha mãe era professora, pedagoga. Esteve diretora de colégio, foi da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, tios e tias também ligados de alguma forma a arte de educar. O assunto estudos, leitura, notícias eram recorrentes nas rodas. Em minha casa líamos em média um livro por mês pelo menos. Era obrigatório ter lido ao menos 12 até Dezembro, leituras que eram comentadas, discutidas, as impressões colocadas, enfim! Trocávamos idéias. Era bem legal, assim aprendi muito e veio daí minha paixão por ler. Quantas descobertas, quantas viagens, conhecimento de lugares, pessoas, coisas em geral que ampliaram muito meu campo de visão do Mundo e com o passar do tempo, de mim também. Passei a entrar em contato
com um Universo amplo de conhecimentos e possibilidades, meus momentos com meus livro - já eram naquela época - são de entrega total, por isto necessito concentração - não posso com pessoas que dizem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, não dá! Algo poderia ter saído em melhor contento.
Começou então a ser formada minha biblioteca pessoal e em alguns poucos anos já faltava espaço para guardá-los bem. Alguns eram para doação mas com a maioria travei uma relação de
afeto e apego. Com o passar dos anos mudei por completo e penso que o matéria é preciso deixar circular, e com ela, a informação contida. Adiante. Não reter o conhecimento, e como vivemos no país que é o Brasil, nada mais que interessante que a oportunidade de oferecer alcance à cultura e informação a outro alguém.
Estou em fase simplista - "menos é mais" - meu arquivo pessoal (CD's) já está salvo em mídia digital - menos espaço - e livros, garimpado os eternos, os demais seguem seu caminho - o mesmo. Com o lançamento do Kindle não será mais preciso ocupar espaço físico com a maravilha que é uma boa leitura. Ali podemos concentrar tudo sobre tudo que queremos e precisamos, conhecimento/informação em qualquer momento, em qualquer lugar. Muita discussão está acontecendo com este lançamento, alguns até se perguntam se é o fim da leitura. Como assim? Leio letras, não celulose - li isso em algum lugar. Inclusive participo assim da preservação do meio ambiente, contra o desmatamento, o importante é a info, o conhecimento e não o matéria. Esta é a sacação.
Estamos passando por uma - ainda desconhecida suas proporções até porque estamos em plena ação - revolução geral, de costumes, de atitudes, de pensamentos, de relacionamentos, de percepções ... de vida! Comparo com a descoberta do fogão. Melhor se adaptar.

O homem quando percebeu/percebe a necessidade de se comunicar, logo encontrou/encontra uma forma, o importante e passar a mensagem, necessário um emissor e pelo menos um receptor, independe o canal.
Hoje em dia não fico sem uma leitura - salvo os períodos em que a concentração fica quase impossível, quando assuntos outros ocupam mais que o necessário de memória - mesmo assim, não deixo de me manter informado sobre o Brasil e o Mundo, isto devidamente filtrado dependendo do estado emocional de meu ser.
Abaixo coloco alguns sites - e imagem referência - que visitei durante esta escrita.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interpessoal



http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita



http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto



http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura



http://pt.wikipedia.org/wiki/Impress%C3%A3o



http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro



http://pt.wikipedia.org/wiki/Kindle





INDÚSTRIA E COMÉRCIO REI LTDA

Nenhum comentário: