terça-feira, 9 de junho de 2009

Ritz ("Bem-Te-Vi")



"Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizarem ao amanhecer.

É um habitante bem conhecido em todas as regiões brasileiras, podendo ser encontrado em cidades, matas e ambientes aquáticos como lagoas e rios. Pode-se vê-lo facilmente cantando em fios de telefone, em telhados ou banhando-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas. Como podemos ver, possui grande capacidade de adaptação.
É uma das aves mais populares no Brasil. Anda geralmente sozinho, mas pode ser visto em grupos de três ou quatro que se reúnem habitualmente em antenas de televisão".

Post passado tive como tema a Sabiá, citei o Bem-Te-Vi e agora vou falar sobre este pássaro que me acompanha de longo tempo.

Sempre prestei a atenção no canto destes pássaros pelas manhã. Tenho, desde de criança, o costume de acordar bem cedo - minha casa sempre começou a funcionar muito cedo - e ouvia o canto dos Bem-Te-Vis. Funcionava como um fundo musical nas minhas manhãs, aquele alvorecer, o céu azul do Rio, a brisa do mar ou o aroma do campo, embalavam meu despertar. Ainda hoje ouço o canto e tenho a mesma sensação de outrora.

"O seu canto trissilábico característico enuncia as sílabas BEM-te-VI, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem onomatopéia. Seu canto pode ser também dissilábico, emitindo um BI-HÍA ou ainda monossilábico, quando escutamos um TCHÍA".

Nem sempre no alvorecer, as vezes à tarde, durante um momento relax, uma delícia ficar no silêncio maior possível e somente ouvir o canto dos pássaros pousando na janela. Ah! Que saudades! Mas também tenho a oportunidade de ouvi-los olhando para a bela mata desta cidade maravilhosa.

"Constrói o ninho com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas. Pode inclusive utilizar para construir o seu ninho, sobretudo em zonas urbanas, material de origem humana: papel, plástico e fios".

Podem não ser os mais belos, os mais admirados, mas com certeza é o canto que mais ouço e curto da minha trilha sonora natural, além de serem belos e garbosamente malandros.



Ouça o canto dos pássaros!

Bem te vi

Aí de ti , oh meu amor
Se entre as notas da canção
Bem -te-vi , ah meu bem-te-vi
Brilho frágil de emoção
Na alegria das manhãs
No começo de estação
Be m-te-vi , ah meu bem-te-vi
Brilho frágil de ilusão
Bem-te-vi , bem-te-vi ,
Bem-te-vi como o verão
Voa livre por entre os jasmins
Pousa no meu coração




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: