sexta-feira, 12 de junho de 2009

Capri (Dia dos Namorados / "A Fórmula do Amor")



Hoje é Dia dos Namorados, a muito não celebro esta data, sem motivos reais para isto, se é que me entende. Já celebrei muitos, mas nos últimos tempos, namoro está em escassez no meu Mundo, pelo menos para minha espécie, é o que noto por aí; das pessoas que conheço, poucas estão namorando de fato, ou melhor, nenhum deles. Lembro-me o tempo em que era comum ver casais de namorados de mãos dadas por aí, sorvete ao cair da tarde, beijos de esquimó na praça, olhares de cumplicidade ao caminhar nas ruas e tantas outras expressões de amor, afeto, afeição, admiração, desejo, ... Será que acabou o amor romântico? Serão novos tempos? Sim, são novos tempos. Não necessariamente o fim do romance, mas da forma de se vive-los.

Expressar amor pode ser de formas diferentes e por vezes temos muito mais afeição por aqueles os quais não estamos enamorados. Pode ser por amigos, por exemplo; mas aí não é diagnosticado como um namoro, é uma relação afetiva sim, mas nada de ser namorados.


"O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social".

"Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em estados, países ou continentes distinto".



Com toda esta evolução tecnológica e as mudanças no mundo moderno, a correria do dia-dia, a disputa por um lugar ao sol além da concorrência desleal, sem falar a pressa que anda o mundo em geral, sempre com a sensação de se estar perdendo algo, faz com que cada vez mais as pessoas se individualizem, ao contrário do que se possa pensar que com a facilidade de entrar em contato com o maior número de pessoas em qualquer parte do mundo seria mais social, estas opções só fizeram com que as pessoas se afastassem mais ainda, há muitas opções e não se quer perder nada, para que perder tempo? Está cada vez mais fulgás tudo, cada vez mais efêmero.
Pessoas fechadas em seus espaços externos e internos trocando cada vez menos de fato, simplesmente assuntos corriqueiros e superficiais, notas informativas somente. Difícil "encontrar" alguém de fato, daqueles encontros em que ao sair, nos sentimentos felizes e leves, sorrindo sem saber, e não é namoro! Com namoro é diferente, saímos flutuando ... E como é bom ter alguém que faça os olhos brilharem, o coração disparar, as pernas tremerem, que ligue nas horas menos esperadas e acertivas, que nos faça sorrir, que lembre de nossos gostos, que sabe o que pensamos - sem ser invasivo - que nos estimule e nos compreenda, que nos respeite acima de tudo. Será que é pedir demais? Talvez nos dias de hoje isto esteja mesmo em extinção. Mas como se namora então diferente disto? Talvez seja o porque tenho a sensação de ver poucos namoros por aí. As pessoas não se paqueram mais, se desejam; não se percebem, se notam; não estão juntas, ficam juntas e por aí vai.
Não sou chegado em datas estipuladas, mas é bem verdade que cada vez mais faz-se necessário uma data específica para que possamos ter aquela atenção especial para determinado fato, data, assunto, pessoa, sentimento que seja.



"O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro".

"A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados


Então, seguimos com o amor romântico ou qual será a nova fórmula?


A Fórmula do Amor

Composição: Leoni / Leo Jaime

Eu tenho o gesto exato, sei como devo andar
Aprendi nos filmes pra um dia usar
Um certo ar cruel de quem sabe o que quer
Tenho tudo planejado pra te impressionar

Luz de fim de tarde, meu rosto em contra-luz
Não posso compreender, não faz nenhum efeito
A minha aparição será que errei na mão
As coisas são mais fáceis na televisão

Mantenho o passo alguém me vê
Nada acontece, não sei porque
Se eu não perdi nenhum detalhe
Onde foi que eu errei

Ainda encontro a fórmula do amor
Ainda encontro a fórmula do amor

Eu tenho a pose exata pra me fotografar
Aprendi nos livros pra um dia usar
Um certo ar cruel, de quem sabe o que quer
Tenho tudo ensaiado pra te conquistar

Eu tenho um bom papo e sei até dançar
Não posso compreender, não faz nenhum efeito
A minha aparição será que errei na mão
As coisas são mais fáceis na televisão

Eu jogo um charme, alguém me vê
Nada acontece, não sei porque
Se eu não perdi nenhum detalhe
Onde foi que eu errei

Ainda encontro a fórmula do amor
Ainda encontro a fórmula do amor




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: