sexta-feira, 19 de junho de 2009

Camel (Ao Mar da Zona Oeste / Grumari)



Este blog tem como sub-título falar de minhas observações do cotidiano, mas não tenho tido o que falar não, ou tenho muito até, mas é melhor não agora; a fase está mais homenageando e sentimentalista, o que na verdade faz parte. Então, seguindo com estes dois últimos itens presentes por aqui ultimamente, Grumari, uma das mais belas praias que banham nossa Cidade Maravilhosa.

Na infância, frequentávamos, eu e minha família, as praias desta região da cidade, eram mais próximas, igualmente belas, mais vazias e totalmente despoluídas, além de serem distantes do aglomerado que se formava nas praias Zona Sul. Era momento de caçar tatuís, "levar jacarés", fazer castelos de areias, se enterrar até o pescoço, fazer guerra com areia molhada, jogar frescobol, mergulhar muito, nadar e curtir bem o sol. Como éramos felizes. Vida mais despreocupada, sem atribulações grandes - pelos menos vendo agora - passávamos o dia ou boa parte e era bem divertido. Costumávamos chegar bem cedo e já saíamos antes de ficar cheio, pegávamos o melhor da praia, um luxo!
Meu pai costumava levar um pouco de bebidas para ele e para nós; minha mãe providenciava belisco mas bem poucos, apenas um pequeno cesto com alguns sanduiches, normalmente comíamos em algum lugar próximo, era dia de frutos do mar. Depois uma volta pela orla e ida para casa sem não antes tomar uma ducha para tirar o sal do mar.
Um perfeito dia de domingo, ou sábado. Grumari costumava ser uma de minhas preferidas, longe, ermo, quase virgem, dava bem para eu imaginar o Rio de Janeiro sem construções, como os índios viam.



Wikipédia:
"Grumari é um bairro de classe média da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Conhecido principalmente pela beleza de sua orla. É o bairro menos populoso da cidade, contando apenas 1.000 habitantes, pois grande parte de sua área é ocupada pela orla e por uma área de proteção ambiental.


A praia de Grumari é uma praia da região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Com aproximadamente 2,5 km de extensão, localiza-se a cerca de 20 quilômetros do centro da Barra. Grumari não é uma área residencial, sendo parte de uma reserva ambiental, juntamente com a Prainha (um grande reduto do surf carioca).

O acesso para Prainha e Grumari é feito a partir do bairro do Recreio dos Bandeirantes, pela avenida do Estado da Guanabara, que começa no encontro da praia da Macumba com o canal do rio Morto".




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: