domingo, 14 de junho de 2009

Du Maurier (Elizabeth Taylor)



Estou nesta fase homenagens principalmente as belas e marcantes mulheres representantes da sétima arte. E por falar em beleza, não posso passar a dona dos olhos mais bonitos do cinema de cor violeta: Elizabeth Taylor.

Liz Taylor como é carinhosamente conhecida, começou a carreira bem cedo ainda criança em participações em filmes da série Lassie, a cadela mais famosa do mundo. Liz é das poucas que conseguiu construir e manter uma carreira profissional no cinema tendo começado tão cedo; outras também belas e talentosas não tiveram o mesmo destino. O fato é que ela se tornou uma das mulheres mais belas do mundo e também uma das melhores atrizes de todos os tempos tendo ganho 2 Oscars de Melhor Atriz (Disque Butterfly 8 e Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?). Com talento e beleza de sobra, Liz Taylor ainda estrelou uma série de ótimos filmes, de bons diretores e contracenou com grandes nomes do cinema. Formou com Paul Newman o talvez mais bonito casal do cinema de todos os tempos ao estrelarem o delicioso e denso Gata em Teto de Zinco Quente, belíssimo. Sua fama vai de colecionadora de jóias e maridos até escândalos envolvendo noitadas regada a muita bebedeira.
De estatura mediana - se fosse alta seria até maldade - mas de uma força carismática e envolvente tamanha que, sua aparição nas telas de cinema, iluminava e embevecia a platéia. Sempre com problemas com a balança, Elizabeth Taylor ainda manteve por muitos anos a aura de mulher bela, aliás, ela sempre foi sinônimo de beleza.



Elizabeth "Liz" Rosemond Taylor (Londres 27 de fevereirode 1932) é uma atriz anglo-americana. Filha de pais estadunidenses, mudou-se para os Estados Unidos em 1939.

Começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos. Contratada pela Universal Pictures, filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. Assim como o amigo pessoal Mickey Rooney, revelou talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estréia em 1943 num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão e permanecer no estúdio tornou-se o maior sonho.

Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 50 filmaria dramas, como Um Lugar ao Sol, com o ator Montgomery Clift; Assim Caminha a Humanidade, com Rock Hudson, ambos atores homosexuais e dos quais se tornou grande amiga. Nessa década faria ainda A Última Vez Que Vi Paris, ao lado de Van Jonhson e Donna Reed.

Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir dos anos 80, logo após a morte de Hudson. A despeito de ter nascido fora dos EUA, em 2001 recebeu do presidente Bill Clinton, a segunda mais importante medalha de reconhecimento a um cidadão norte-americano: a Presidential Citizens Medal. A medalha foi oferecida pelos trabalhos filantrópicos. Nessa época se agravaram os problemas de saúde, ganhando peso e sendo levada a internações recorrentes em hospitais.

Em estado grave e internada em um hospital americano desde o dia 15 de julho de 2008, com pneumonia e insuficiência cardíaca, no momento ela é mantida com aparelhos respiratórios e corre risco de morte. Liz, que sofre de diabetes, também já enfrentou uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro em 1997.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Taylor



Ela começou como a queridinha da América, se tornou a namoradinha do cinema, se firmou como atriz respeitada até se transformar em uma estrela de primeiríssima grandeza, colecionando escândalos, amando muito, sendo amada e explorada, mas acima de tudo, vivendo, e emprestando sua beleza para alegrar nossa visão, porque a dela, deve ser maravilhosa, toda em violeta(!?).
Bom é aproveitar essas tardes outonais/invernosas e assistir algum de seus filmes e admirar esta bela passar.






Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: