quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mustang (Gatos / "Negro Gato")



Tendo tantos amigos apaixonados por gatos e entendidos no assunto que me sinto até intrometido em falar sobre esta espécie de felinos tão adorados no mundo animal, principalmente como estimação, irei até recorrer ao Wikipédia para maiores detalhes. Nunca foram meios preferidos, aliás, não sou bem chegado a animais de estimação, curto os bicho e muito até, mas prefiro que eles fiquem no seu habitat natural, alguns até acho bacana domesticados, mas prefiro fazer visitas, o mesmo que faço por crianças - não me entenda mal! Mesmo sem este amor todo, sempre convivi com amigos que tinham gatos no seu convívio doméstico, até aí, tudo bem, mas agora tenho um amigo com 18, isto mesmo, 18 gatunos lindos andando de um lado para outro com aquela forma garboso que lhes são peculiar. O espaço é uma ampla casa com bastante quintal, que fique claro.

Tive sim animais de estimação na infância e até na fase adulta também. O lance é que eles morrem; nós damos amor, dispensamos tempo de dedicação, investimentos grana e espaço, e eles morrem. Além do que deve-se cuidar bem, senão, é melhor não ter e não sei se sou bom para isto, na boa. São lindos, lá!



"A primeira associação com os humanos de que se tem notícia foi há cerca de 9500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga".
"O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores".
"A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras onde atualmente está o Egito. Foram os egípcios, aliás, o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e estimação".
"Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens africanos. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Esses felinos têm acompanhado os homens há tanto tempo que é possível afirmar que a sua história, em certos pontos, chega a se confundir com a própria história da humanidade".
"Quando as populações deixaram de ser nômades, a vida das pessoas passou a depender substancialmente da agricultura. Foi nesse momento que os gatos vieram a fazer parte do cotidiano do ser humano. Por possuirem um forte instinto caçador, esses animais exerciam uma importante função na sociedade: eliminar os ratos e camundongos, que invadiam os silos de cereais e outros lugares onde eram armazenados os alimentos".
"A primeira grande exposição de gatos aconteceu em 1871, em Londres. A partir desse momento, o interesse em se expor gatos desenvolvidos dentro de certos padrões propagou-se por toda a Europa".
"Atualmente, os gatos são animais bastante populares, servindo ao homem como um bom animal de companhia, e ainda continuam sendo utilizados por agricultores e navegadores de diversos países, como um meio barato de se controlar a população de determinados roedores. Devido ao fato de a sua domesticação ser relativamente recente, quando necessário convertem-se facilmente à vida selvagem, passando a viver em ambientes silvestres, onde formam pequenas colônias e caçam em conjunto".
"De acordo com um mito existente em diversas culturas, os gatos possuem sete ou nove vidas. Essa lenda surgiu em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida. Outro fator também responsável por essa crença é que, ao cairem de grandes altitudes, os gatos, quase sempre, atingem o solo apoiado sobre as quatro patas. Isso ocorre em função de possuirem um apurado senso de equilibrio, que lhe permite girar rapidamente usando a cauda como contrapeso".
"Quando abandonados em áreas remotas, distante da sociedade humana, filhotes de gatos podem converter-se ao meio de vida selvagem, passando a caçar pequenos animais para sobreviver. Isso faz com que eles sejam frequentemente vistos como animais resistentes, dotados de várias "vidas". A expectativa de vida de um gato de rua é de apenas 3 anos. Já um gato que seja cuidado por humanos pode superar os 20 anos de idade".



http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato

"Os animais de cor preta frequentemente estão presentes em histórias de suspense e terror. Um conto muito popular tratando desse animal é O Gato Preto de Edgar Allan Poe, onde o autor responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais presentes na narração. Histórias desse tipo acabam levando algumas pessoas a desenvolverem um medo patológico de gatos, que é denominado ailurofobia".




Pois é, medo não há, mas respeito e admiração, ainda mais com uma história como esta que esse animal apresenta e estando a tanto tempo em nosso convívio, não poderia ser diferente; o termo "um gato" é utilizado até como gíria para denominar aparência física humana(?!), mas ...

" Eu sou um Negro Gato de arrepiar ... "

Negro Gato

Composição: Getulio Cortes

MIAAAAAAAAAUUUUU!
Eu sou um negro gato de arrepiar
E essa minha vida
É mesmo de amargar
Só mesmo de um telhado
Aos outros desacato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Minha triste história
Vou lhes contar
E depois de ouví-la
Sei que vão chorar
Há tempos eu não sei
O que é um bom prato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Sete vidas tenho para viver
Sete chances tenho para vencer
Mas se não comer
Acabo num buraco
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Um dia lá no morro pobre de mim
Queriam minha pele para tamborim
Apavorado desapareci no mato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Auuuuuuuuuuuuu!
Oh! Oh! Oh!
MIAU! MIAU!...

Sete vidas tenho para viver
Sete chances tenho para vencer
Mas se não comer
Acabo num buraco
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Um dia lá no morro pobre de mim
Queriam minha pele para tamborim
Apavorado desapareci no mato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!
MIAAAAAAAAAUUUUU!
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...






R.J Reynolds Tabacos do Brasil Ltda.

Nenhum comentário: