domingo, 14 de junho de 2009

Free Blue (James Dean)



Seguindo as homenagens aos astros do cinema - estes homens que além de encantar a todos com seu talento e beleza, também influenciaram o comportamento de gerações com sua forma de pensar e agir. Homens que de alguma forma mudaram o mundo ou, pelo menos, deixaram uma grande contribuição.

Continuando com o rebelde sem causa, James Dean.
Este sim influenciou todo uma geração com inovações no vestir, no se portar, nas relações com os pais, enfim, com a vida mais livre. Influenciou também a forma de representar no cinema, assim como o fez Marlon Brando.
Com carreira meteórica e de enorme sucesso, James Dean ocupa um posto, guardadas as devidas proporções, que Marilyn Monroe e Elvis Presley ocupam no imaginário coletivo. Dono de uma beleza provocante e ao mesmo tempo plácida, James Dean encantou logo em sua primeira aparição nas telas dos cinemas e se tornou, após sua morte prematura, um ícone da juventude transviada, título em português de um dos seus filmes com grande sucesso.
Morreu bem jovem em um acidente trágico de automóvel deixando milhares de fãs inconsoláveis e órgãos.



James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de fevereiro de 1931- Salinas, Califórnia, 30 de setembro de 1955) foi um ator estadunidense. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.



Enquanto James Dean era uma promessa, Marlon Brando já era um astro. As comparações eram inevitáveis. James Dean Conheceu Brando no set de filmagem de "Desirée", decepcionou-se como seu ídolo graças a um comentário feito por Brando sobre as roupas do jovem ator. Ele usava calças jeans surradas e camisa de cowboy.



Fora dos sets de filmagem era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si. Paixão que lhe custou a vida. Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Quando foi colocado na ambulância, o passageiro que estava a seu lado, o mecânico Rolf Wütherich, ouviu "um grito suave emitivo por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus."



No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando Juventude transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por Vidas amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por Assim caminha a humanidade, ambas por melhor ator. Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.



http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Dean




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: