sábado, 6 de junho de 2009

Kaiser Vermelho (Greta Garbo)



Hoje é Greta Garbo a homenageada, pelo menos a primeira a ser. Acabei de descobrir que ela morreu no dia do meu aniversário em 1990, dia 15 de abril. Nascida
Greta Lovisa Gustafson em Estocolmo no dia 18 de setembro de 1905, foi em Nova York que veio a falecer depois de ter abadonado o cinema e a vida pública, assim como Bardot, no auge de sua carreira e beleza.



Wikipédia:
"Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema. Porém, a atriz não alcançou sucesso imediato nos Estados Unidos. Uma das maiores dificuldades da recém-chegada de dezenove anos foi a língua. Garbo apenas engatinhava em seu estudo do inglês, e seu forte sotaque sueco era motivo de piada entre os colegas. Durante as filmagens de
Os Proscritos (1926) por exemplo, ela e o diretor Monta Bell (1891-1958) mal se comunicavam sem intérprete. Mas com o tempo essa questão foi sendo resolvida; o inglês de Garbo era um britânico modificado com elementos americanos, e muito do seu impacto deriva desse exotismo.
Durante dois anos (1922-1924), Greta Gustafson estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático(Kungliga Dramatiska Teatern), quando foi descoberta pelo diretor finlandês Maurice Stiller (1883-1928), que a partir de então passou a desempenhar a função de segundo pai para a jovem Greta.
Louis B. Mayer (1885-1957), poderoso magnata do cinema que comandava a MGM na época, ficou encantado com a performance da jovem atriz sueca no filme A Lenda de Gösta Berling, e ofereceu a ela e ao seu mentor, Mauritz Stiller, um contrato para irem trabalhar em Hollywood.
A espera em Nova Iorque arrastou-se por um mês e deu nos nervos de todo mundo, principalmente de Stiller. Diz a lenda que a demora foi premeditada por Mayer, para "esfriar a cabeça de Stiller e mostrar quem era o patrão", até que algo inesperado aconteceu. Nesse meio tempo, Garbo conheceu o fotógrafo Arnol Genthe (1869-1942), e juntos eles fizeram uma memorável sessão fotográfica, publicada alguns meses depois, na Vanity Fair de novembro de 1925.
Um de seus maiores triunfos foi o filme Grande Hotel (1932), no qual ela fala a famosa frase que a marcou pelo resto de sua vida: "I want to be alone". Considerado o primeiro filme "all-star" da história, juntar tantas estrelas num mesmo filme foi uma jogada ousada da MGM. Temia-se que o dinheito gasto com os altos salários jamais pudesse ser recuperado nas bilheterias; o resultado, no entanto, foi sucesso extremo, culminando com o Oscar de Melhor Filme de 1932.
Abandonou repentinamente o cinema aos 36 anos, depois de filmar Duas Vezes Meu (1941), sob a direção de George Cukor(1899-1983).
Fortemente abalada pelas duras críticas negativas que o filme Duas Vezes Meu recebeu nos meios de comunicação, e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, Greta Garbo resolveu dar um tempo em sua carreira cinematográfica. Ela ainda era parte (embora periférica) da "elite do cinema", e ainda era muito solicitada, não só como presença social, como também para diversos papéis em cinema e teatro.
Como se não bastassem sua queda de popularidade e sua indecisão, Garbo sofria com o descrédito de muitos críticos, diretores e produtores, que denegriam sua imagem na imprensa. Ela chegou mesmo a ser motivo de piadas públicas.
O fim da associação Garbo-MGM não significava necessariamente o término de sua carreira. A queda de popularidade não era inexplicável nem irreversível. Raramente um grande estrela ficou no auge por mais de dez anos, e Garbo já estava a quinze. Entretanto, em época de guerra, o público precisava mais das belas pernas de Betty Grable do que da grande arte de Greta Garbo. O afastamento do cinema seria uma resposta tática à ausência do mercado europeu: Garbo simplesmente faria um intervalo até a guerra acabar (intervalo esse que durou até a sua morte, em 1990).
Viveu as últimas cinco décadas de sua vida reclusa em seu apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, nº 450, em Nova Iorque, evitando a todo custo qualquer tipo de contato com a imprensa, por mínimo que fosse.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Greta_Garbo




CIA SULAMERICANA DE TABACOS

Nenhum comentário: