quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fortuna SV Box ("Odara")



Odara é um termo de origem Hindu que significa paz e tranquilidade. Pode também ser uma gíria ou o título de uma canção de Caetano Veloso. Quando a escutei pela primeira vez, tive a sensação, pela bahianice de Caê, que fosse este um termo de candomblé, olha só, tudo porque o artista maior é bahianíssimo e a terra de Jorge Amado é cheia de sincretismos religiosos, todos sabem disto. Sempre me vem um sentimento de alegria e liberdade quando ouço "Odara", a letra é curta mas a força de sua melodia e mensagem, trás uma leveza tamanha. Costumo cantá-la quando quero me sentir livre, funciona como se estivesse manifestando um desejo de ser pássaro e voar por aí bem alto e ver tudo por cima, de longe, sentir o vento roçando pelo meu corpo e pousar onde bem entender. Que delícia!

Fiz uma pequena pesquisa no pai Google e achei um site bacana sobre o significado de Odara (link abaixo). Interessante e informativo, vem bem de encontro ao que penso sobre o mundo ficar Odara, mais leve, menos violento, mais livre, mais saudável, mais cooperativo, menos egoísta, mais fraterno, mais atencioso, ... , mais amoroso.

" ... Deixa eu cantar que é pro mundo ficar Odara ... "



Reproduzo abaixo, trecho de texto citado acima:

Significado do nome Odara - Sua marca no mundo!

AMOROSA, RESPONSABILIDADE, FRANQUEZA, FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO, SERENIDADE

"A pessoa de personalidade 6 transmite desde muito cedo seu lado afetuoso, muita beleza e harmonia. Sua serenidade passa sempre a impressão tranquilidade mesmo diante das tormentas. Seu jeito bondoso de ser faz com que todos busquem seus conselhos. E o senso de justiça é o que faz buscar sempre a verdade. Busca um comportamento que esteja acima de qualquer julgamento, e não aceita companhia dos que não agem de acordo com suas convicções. Exemplo de hosnetidade e equilibrada, busca agir sempre com imparcialidade. Excelente anfitriã, e gosta de ouvir tudo o que as pessoas têm a lhe dizer. Cerca-se sempre de conforto e qualidade. São muitos os pontos positivos, mas frequentemente corre o risco de ser vista como orgulhosa. Driblar este aspecto torna-se fácil quando aprende o valor da compreensão e a perdoar os erros dos outros".

http://www.significado.origem.nom.br/nomes/odara.htm

Odara

Composição: Caetano Veloso

Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara
Minha cara minha cuca ficar odara
Deixa eu cantar que é pro mundo ficar odara
Pra ficar tudo jóia rara
Qualquer coisa que se sonhara
Canto e danço que dara

[repete...]






PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Nenhum comentário: