quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Universal (Viagem)












Hoje acordei pensando em viagens, deslocamento geográfico, sair do habitat natural. Como é bom vez por outra este exercício, faz com que se tenha um outro olhar sobre as coisas, refresca a mente, distancia dos problemas locais e traz uma saudade saudável. Quando retorno de uma viagem , principalmente com mais de 10 dias de ausência, volto completamente apaixonado pela minha cidade, mesmo que tenha ido à algum lugar que gosto muito, aliás, viajar é ótimo nesses casos. Conhecer novos lugares, respirar outros ares, conhecer outras culturas, pessoas, culinária, costumes, tudo pode ser encantador, tanto em viagens internas ou externas ao país. O Brasil é um país imenso, com peculiaridades bem distintas de Norte a Sul e é esse ecletismo que encanta e, dependendo dos objetivos, temos atração para todos os gostos. É um país muito rico, e ao visitar suas cidades, verificamos essa riqueza, muitas vezes mal explorada. Uma pena!
Quanto a viagens externas, gosto muito de pegar um avião que me leve para outras temperaturas, outra luminosidade, outro cheiro, fisionomias diferentes, culturas mais antigas que a de meu país e poder aprender algo novo, andar pelas ruas sem direção, mas com um bom mapa nas mãos, ficar mais atento ao que acontece ao meu redor, sem culpa de ser feliz. Simplesmente viver.
É interessante como não conseguimos fazer o mesmo em nossa própria cidade; seja por uma postura à ser seguida, um nome à zelar, uma imagem vendida aos outros ou simplesmente porque tudo vai ficando conhecido com o tempo. Seja como for, perdemos e muito a sensibilidade no olhar, o que faz total diferença para um viver mais tranquilo. Por isso gosto de me colocar no papel de turista em minha própria cidade, ir à lugares que não costumo visitar, sair de casa e colocar "óculos de visitante", parar e admirar uma paisagem que estará sempre ali, mas com o mesmo encanto de novidade. Isso faz com que possamos amenizar o lado B que qualquer lugar no mundo tem, mas só possível com olhar de viajante, e assim driblar a massante e enfadonha, porém necessária rotina, fazendo com que ela não nos tire esse frescor. O Rio de Janeiro é simplesmente ideal para isso, nos brinda a cada instante com um ângulo encantador.
Encante-se!


FENTON IND. E COM. DE CIGARROS IMP EXP LTDA

Um comentário:

Patsun disse...

Amei de paixão teu blog!! MARA!!! Segue firme! Assunto nunca te faltará pois tua respiração é acelerada e criativa. Parabéns, manusko!