quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Club One Red (Sincero)




Sempre tive orgulho de falar o que penso, de expressar minhas idéias, ser sincero nas minhas opiniões, mas ao longo dos anos as reações negativas que estes procedimentos me causaram, serviram para demonstrar o quanto o mundo não está preparado para a verdade. Costumo dizer que prefiro a verdade seja ela qual for, mesmo que não me agrade; sei que ela pode doer, mas as prefiro mesmo assim. Muito me incomoda a tal da dissimulação, aquela mensagem na qual o emissor pensa que o receptor está acreditando. Mas o mundo funciona assim, se é político do bom dia ao boa noite, sempre nos jogos de interesse, nas ambições, no tirar vantagens, seja o pobre, o rico, o belo, o feio, o burro, o inteligente e isso nivela, iguala, afinal, somos todos humanos não é verdade? A grande verdade é que nestas atitudes em que a mensagem real fica nas entrelinhas, distorcida, maquiada, manipulada só servindo para convencer e ser agradador, fazem com que meu crédito no mundo diminua, questiono involuntariamente a veracidade do que me apresentam; uma pena, torna o conviver mais difícil, sem prazer; fico descrente. Nada bom! O que as pessoas na sua maioria também não percebem, e que as emoções do afeto, o carinho, a compreensão, a compaixão, a fraternidade, o amor são altamente atingidos por causa destes erros de conduta. Aqui me refiro ao não ser sincero nas relações mais íntimas, não nas profissionais e mesmo nestas, ser sincero tem seu espaço também. A verdade é que existe espaço para tudo( já estou melhorando) e ser sincero, que segundo o Aurélio é "que se expressa sem intenção de enganar, verdadeiro, autêntico", ou receber a sinceridade de alguém, nos faz entrar em contato com nossa verdade, se "ver" de perto, e isso é para poucos (a verdade dói). Gosto da franqueza por dois motivos: me faz perceber com quem estou lidando sem criar expectativas ou surpresas desagradáveis , e também para me transformar, fazer uma auto análise e procurar melhorar através da percepção do outro em relação à mim. Utópico? Talvez, mas é difícil eu não colocar minhas opiniões principalmente quando são requisitadas, falar o que penso sobre determinado assunto quando tenho a sensação que estarei ajudando de alguma forma. Será que penso ser um superior? Não é isso, é porque gosto quando me digam algo que me faz refletir, me acrescenta, tenho assim a oportunidade de transforma, crescer, me melhorar e em consequência, melhorar o mundo a minha volta. Em contra partida, procurar saber de tudo também cansa, estar atento o tempo todo aos amigos, aos fatos, as informações, as mudanças e ter uma opinião formado sobre tudo, como se a qualquer momento eu fosse sabatinado, questionado, indagado e preciso ter uma resposta pronta; o mundo não é assim tão pouco, as pessoas não agem dessa maneira. Já me disseram que nem toda verdade é para ser dita e ele tinha razão, eu teria me poupado muito e poupado amizades, relacionamentos sexo afetivos, relações em família e por aí vai; teria me preservado bastante, mas o fato é que ainda não sei ser diferente, tento, mas quando vejo já disse, então recebo retorno do outro lado o que me faz perceber que não agradei além do outro se colocar na posição de ofendido, não é meu objetivo ofender, quase nunca. Reconheço que é preciso a omissão em muitos casos, e que até a mais pura verdade seja prejudicial, sendo assim, preservamos o bem estar, sempre. Me pergunto: por que não dizer a verdade? Por que esconder o que é real, fato? Será que as pessoas pensam que agindo assim estará tudo certo, ficará tudo bem? Eu finjo que não sei e você finge que não sabe que eu sei? Quem está enganado quem? Onde estará a intuição? Será que vivemos num mundo de fantasia? De "aja como si fosse"? Deve ser, à mim incomoda muitíssimo mas é daí? Não serei eu a transformar a humanidade, mas posso me transformar e assim viver melhor em comunidade, talvez sendo mais calado, menos verborrágico, menos reflexivo, menos ... menos, bem menos. Mas sou assim, sincero.

Sincero

Lulu Santos


Você não pode me estranhar
Só porque eu falei a verdade
Pior seria te iludir o tempo todo
Não vejo vantagem

Você precisa entender meu jeito de te querer
Pode até não ser como você imaginou
Mas eu te quero, eu te venero
Eu te adoro, só não vou te enganar

Porque eu sou sincero
Baby eu sou sincero

Você não pode me enganar
Depois que eu falei a verdade
Pior seria te estranhar o tempo todo
Não vejo vantagem

Você precisa entender meu jeito de te querer
Pode até não ser assim do jeito que você imaginou
Mas eu te quero, eu te venero
Eu te adoro, só não vou te enganar

Porque eu sou sincero
Baby eu sou sincero
Sou sincero
Sou sincero




CIA SULAMERICANA DE TABACOS

Nenhum comentário: