segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Derby Prata Céu (Central do Brasil)






Ontem, domingo, 08/02, estava sentindo um calor danado, não que hoje não esteja da mesma forma, e acabei não postando de verdade, mas agora tenho que escrever algo sobre esse dia de segunda-feira quase infernalmente quente e eu para ser solidário e também andar mais pelo Rio de Janeiro e ver suas maravilhas que não estão tão somente na zona sul da cidade e suas praias, fui ao Centro da Cidade. Gosto muito de ver os sobrados, casario, as antigas Igrejas, as ruas onde tudo começou, o percurso de Tiradentes para a forca(mórbido, ?), a Confeitaria Colombo, e costumo chamar estas idas de "circuito Chiquinha Gonzaga", imaginando suas andanças por aquelas vielas, e muitos outros tão importante quanto, é óbvio. Mas fomos até lá para sermos práticos, e um dos lugares que "tínhamos" de ir foi a Central do Brasil. Não fomos encontrar a Fernanda Montenegro e suas cartas, muito menos Walter Salles mas encontrei pessoas diferentes das que eu costumo ver pelas ruas, nada que fosse entrar na escala de melhor ou pior, apenas diferentes, bem diferentes. A Central do Brasil está bem diferente da imagem que eu anteriormente tinha dela. Para mim, era uma imagem sempre de mau cheiro, gente caída pelo chão, nos cantos, uma confusão de pessoas passando para todos os lados e hoje, eu vi outra cena, diferente desta imagem antiga e isto me deixou mais contente com minha cidade, mas eis de ressaltar que é outro mundo para mim, ainda mais que essa epopeia que vivi hoje, começou no Leblon, depois Ipanema, e aí, Saara e ... Central do Brasil. Putz!!! , mas é aí que se vê como existe "divisas" pela cidade. Tipos distintos em áreas distintas. Pode-se ver isso claramente pela janela do transporte que leva do Leblon ao Centro passado pelo Aterro do Flamengo; é loucura, loucura e ao mesmo tempo fascinante a quantidade de possibilidades belas que se tem para viver na Cidade Maravilhosa. Com muito calor!





SOUZA CRUZ S/A

Nenhum comentário: