sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bravos (Elis Regina)






O ano era 1982, eu bem garoto estava, como de costume, passando férias de verão com a família em Iriri, litoral do Espírito Santo. Ficávamos hospedados no Hotel Ilmenita na praia da areia preta (site abaixo) e ao lado existia uma pedreira que circundando-a chegávamos ao outro lado do balneário, um passeio lindo que eu adorava fazer, ainda mais porque era o meu momento de curtir sozinho, eram meus "quinze minutos". Muitas experiências boas tive por lá nestas férias. Amigos novos, amores novos, experiências bem novas, e de repente a notícia: morre Elis Regina em circunstâncias suspeitas. O que são "circunstâncias suspeitas"? Eu não fazia a menor idéia, mas hoje com a experiência de vida que tenho entendo perfeitamente o que isso quer dizer. Na época não se falava muito em drogas na mídia, camuflava-se os verdadeiros fatos, ficava mais nas entrelinhas, mas o fato é que eu nunca tive muita ligação com Elis Regina e sua obra, sempre reconheci seu valor, mas não estava entre minhas preferidas, o acontecimento me envolveu e nem sei bem explicar o porque, ou talvez saiba, mas uma tia era super fã de Elis e talvez por isso eu tenha ficado atento a notícia. Muito se especulava na época, mas só anos depois é que se revelou o motivo da partida de Elis: drogas em excesso. Drogas, sempre elas.
Hoje fui caminhar pelo bairro e passei na Toca do Vinícius, uma loja super simpática em Ipanema na rua que agora leva o nome do poetinha, e me deparei com uma coleção completa de Elis Regina e resolvi levar um cd compilação com vários sucessos na voz da Pimentinha, como ela era chamada em alusão ao seu temperamento esquentado. Chegando em casa comecei a ouvir e fiquei encantado com sua forma tão emotiva de cantar. Dá para sentir o que ela deveria estar sentindo ao cantar; de qualquer forma eu senti o que ela estava cantando. Mudei de opinião e fiquei fã, não como sou por outras, mas fã sim. Ela é uma representante das mais fortes de nossa MPB; gravou todos os grandes compositores, revolucionou a forma de cantar, revelou novos nomes e fazia o que queria com sua voz afinada e envolvente.
Esta é uma homenagem a Elis, viva Elis!




http://pt.wikipedia.org/wiki/Elis_Regina

http://www.tocadovinicius.com.br/

http://www.balneariodeiriri.com.br/hotelilmenita/index.htm




R.J Reynolds Tabacos do Brasil Ltda

Nenhum comentário: