segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fortuna (Iemanjá)













"Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
Pra salvar Iemanjá ..."

Trecho da canção "Dois de Fevereiro", de Dorival Caymmi, gravado por Gal Costa em 1976 em disco, isso mesmo, disco, LP, vinil, dedicado ao grande compositor bahiano.
Hoje é dia de Iemanjá.
Sempre tive uma ligação muito especial com o mar; uma ligação energética eu diria, e em consequência, respeito, encantamento, reverência à orixá Deusa do mar.
Nunca soube explicar como isso começou, onde foi, em que momento da minha vida, mas posso afirmar que é impossível para mim viver muito tempo longe do mar. A energia das ondas, o sal de suas águas, a beleza do encontro de céu e mar no horizonte, seus mistérios ... Tudo isso me fortifica, me "limpa" físico e mente. Então, todo dois de fevereiro, procuro render minhas homenagens a Iemanjá. Não é preciso um ritual elaborado mas uma tranquila caminhada pela orla, um mergulho em sintonia com a natureza, uma oração, uma prece, uma oferenda, uma vela acesa, pedidos e o mais importante, agradecimentos; sempre temos algo para agradecer, basta um pouco de boa vontade com nossa história pessoal. Este tipo de "ritual" procuro repetir em 31 de dezembro, como agradecimento pelo ano que acabou e claro, pedir para o ano que está começando, afinal, Iemanjá é mãe de todos.

Odôyabá! Odó Iyá !

Encontrei no Google alguns sites interessantes sobre Iemanjá (abaixo alguns) mas recomendo mesmo o livro "Dieux D'Afrique", de Pierre Verger (Paul Hartmann Paris, 400 pág/160 fotos). Esse francês que se apaixonou pela Bahia no século passado e fez um profundo estudo sobre a cultura africana e suas raízes no Brasil. Bem interessante!

http://www.umbandanossa.hpg.ig.com.br/iemanja.htm
http://povodearuanda.wordpress.com/2007/09/10/iemanja/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iemanj%C3%A1




PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Nenhum comentário: