terça-feira, 5 de maio de 2009

Hollywood (Hábito de Fumar / "É Proibido Fumar")



Fiquei aí uns dois ou três dias sem fumar. Que loucura esse vício ou sei lá eu o que! Nem me refiro ter ficado com ou sem a falta sistemática que compete a todo tipo de fumante inveterado como eu, não sinto isto - falta de nicotina, alcatrão e todo o mais que compõe um cigarro - mas do hábito? Ah! Esse sim, muita falta. Como nos habituamos a tudo, mesmo o que nos faz mal conscientemente em alguns aspectos; não são à todos, senão não haveria porque continuar, de alguma forma sente-se prazer; entra em nosso cotidiano que ao fazer alguma atividade ligada, pronto! Imediatamente a associação é feita. Costumo dizer que meu computador fuma muito, uma loucura. Tem vezes que me pego pensando em parar, o problema é a compulsão, fuma-se um atrás do outro, vai pelo impulso, preferiria que fossem só aqueles mais prazerozos do dia, aquele que quando se acende se tem um enorme prazer na primeira tragada, as outras são subsequentes. Sei que sem fumo melhora a qualidade de vida - respiração, paladar, fôlego(ai, o fôlego!), sono e etc - Mas para chegar a isto tem que querer, e muito. Não me vejo sem meu primeiro cigarrinho após o café para começar o dia; hábito nada saudável, eu sei! Acostumamos a tudo, ao bom e ao ruim também, já disse isto outras vezes, e com o cigarro não seria diferente; é sabido todos os seus malefícios: faz mal a pele, ao cabelo, ao hálito, olfato, ao organismo em geral; é responsável por um grande número de mortes pelo mundo à fora. Assustou? Pois é para assustar mesmo. Hoje em dia está cada vez maior a caça ao fumantes, caça as bruxas: lugares proibindo e/ou limitando espaço para nós fumantes. Pode ser uma crise de consciência, ou porque também - não no Brasil - muitas indenizações recebidas pelo uso maléfico do cigarro e suas consequências. Mas então por que fumamos? Porque é bom! Trás prazer, está comprovado, além de - alguns não concordam - dar um certo charme, um ar de mistério, sedução, isto ainda se conserva desde que Hollywood assim pontuou. Quem irá esquecer Humphrey Bogart, Rita Hayworth, Ava Gardner, Audrey Hepburn, Marlene Dietrich, Marilyn Monroe e tantos outros? Exemplos antigos você diria, mas a indústria do fumo também decaiu muito nos últimos anos, ou melhor, decaiu em anúncios, o consumo continua grande, e nem precisa mais ser tão propagandeado, já está no inconsciente coletivo. Tem um super filme - "Obrigado Por Fumar" - que fala bem isso, das indústrias de cigarros nos EUA e seus lobbys. Maus exemplo? E quem não é? Gostamos dos maus exemplos, é inerente ao ser humano, nos atrai, nos intriga, seduz, faz admirar como um ser pode se libertar das amarras impostas pelo geral e seguir inteiro, como consegue? Hoje em dia não é politicamente correto, não é ecológico, é a busca pela preservação da espécie(sempre ela!). Mas para chegar onde? Não quero ficar para semente, não eu. Não vou generalizar, de jeito algum, mais que uma bela tragada fascina, Ah! Fascina.

Este blog tem já no título uma grande referência ao hábito de fumar, não quero fazer qualquer tipo de incentivo, somos um país livre e acredito no livre arbítrio. Faça sua escolha e pense sempre no lado B: as consequências. Eu já fiz a minha, só por hora - me reservo o direito de mudar de opinião, quem sabe o dia de amanhã? - e você? Já fez a sua?



Abaixo alguns link que podem ajudar na decisão:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabaco
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicotina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcatr%C3%A3o

Eis alguns exemplos de fumantes famosos:



Bette Davis, Joan Crawford, Coco Chanel, Marlene Dietrich, James Dean, Brad Pitt, Jimmy Hendrix, Humphrey Bogart, Rita Hayworth e Marilyn Monroe.

É Proibido Fumar

Composição: Roberto Carlos

É proibido fumar
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar...

Mas nem adianta
O aviso olhar
Pois a brasa que agora
Eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar
Nem bombeiro pode apagar...

Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Rá!
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar
Rá! Ah!...

Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim...

Sigo incendiando
Bem contente e feliz
Nunca respeitando
O aviso que diz
Que é proibido fumar
Rá! Rá! Arrá!
Que é proibido fumar...

Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Rá!
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar
Ah! Ah!...

Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim
Sigo incendiando
Bem contente e feliz
Nunca respeitando
O aviso que diz...

Que é proibido fumar!
Rá! Rá! Rá!
Que é proibido fumar!
Uuuuuh!
Que é proibido fumar!
Que é proibido fumar!...




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: