domingo, 3 de maio de 2009

Carlton Mint (A Nem Sempre Fácil Arte de Viver / "Rapte-me, Camaleoa")



É impressionante a capacidade de adaptação do ser humano. Nos adaptamos a tudo, ao bom e ao ruim, é uma questão de tempo e necessidade, e isto por que? Para sobreviver, para evoluir, perpetuar a espécie.
Nem sempre é fácil, confortável e tranquilo, de forma alguma, pelo contrário, por vezes é exaustivo, sôfrego e dolorido, é necessário o exercício da paciência, da calma, respiração, persistência, atenção e etc(lista grande). Diria ser uma arte saber viver, Rei Roberto já disse que é preciso saber, outros tantos já cantaram a vida em prosa em verso também - "vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar".

"Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver em seu respectivo habitat. Podem ser anatômicas, fisiológicas ou comportamentais."

"Adaptações são estruturas ou comportamentos que melhoram uma função específica dos organismos, aumentando sua chance de sobreviver e reproduzir. Elas são produzidas por uma combinação da produção contínua de pequenas mudanças aleatórias nas características (mutações), e da selecção natural das variantes melhor ajustadas ao seu ambiente. Esse processo pode causar tanto o ganho de uma nova propriedade, como a perda de uma propriedade ancestral."

Pois é, vamos nos adaptando geral(alguns verbos utilizados no processo): perder, ganhar, acostumar, ceder, controlar, conformar, aceitar, aprender, esquecer, parar, começar, deixar, conhecer, reconhecer, chorar, sonhar, desejar, agradecer, brigar, sorrir, comer, brincar, trabalhar, ... Todos importantíssimos para o bem sucedido processo de evolução, para tal, só se adaptando as mudanças, as intemperes e transformações que cada ser passa ao longo de seu processo de vida. É individual e coletivo. Os estímulos para este processo variam de indivíduo para indivíduo. Alguns nem se dão conta, passam batido, outros já sentem mais forte. Elas e, sua consequente adaptação, são internas e externas. O homem precisa se adaptar ao meio inserido e, na maioria dos casos, as mudanças externas é que provocam as internas - óbvio - uma questão de melhor adequação ao mundo em que se vive - "eu posso me adaptar ao Mundo, não o inverso". Agora, só existem 3 verbos impossíveis de não serem conjugados por todos nós pobres mortais: respirar, beber e ... amar!

Rapte-me, Camaleoa

Composição: Caetano Veloso

Rapte-me camaleoa
Adapte-me a uma cama boa
Capte-me uma mensagem à toa
De um quasar pulsando lôa
Interestelar canoa...

Leitos perfeitos
Seus peitos direitos
Me olham assim
Fino menino me inclino
Pro lado do sim...

Rapte-me
Me adapte-me
Me capte-me
It's up to me
Coração
Ser querer ser
Merecer ser
Um camaleão...

Rapte-me camaleoa
Adapte-me ao seu
Ne me quitte pas...




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: