domingo, 24 de maio de 2009

Camel (Mudança: Força, Fé e Esperança)



Pois é, estou em momento de mudança, e nesta hora o melhor a fazer é ter fé e esperança, sim, muita esperança, por isso até mudei o colorido o meu blog para uma coisa assim mais esperançosa: o verde, muito verde! Espero que curtem, a mudança será apenas nas cores, nada de mudar o conteúdo; é isto que sei fazer, gosto e se propõe este blog, o criei para isso, um espaço onde possa colocar minhas observações, minhas idéias, fazer meus comentários. Mas o que estava falando mesmo era sobre mudança e o exercício de fé e esperança.

Quando criança, tinham três irmãs que trabalhavam na casa de uma tia onde eu e meu irmão passávamos as férias, no interior do Estado do Rio, e se chamavam Fé, Esperança e Caridade. Não é o máximo? Eu ficava intrigado em saber o que levou um mãe a colocar estes nomes nas filhas., mas de qualquer forma, é interessante - nem tenho mais notícias delas - mas o que quero mesmo dizer é sobre este meu momento de mudanças conforme já disse anteriormente em outro post. Nem tenho escrito muito, é aquele momento "Encaixotando Helena". Vendo o que vai para onde, o que fica com quem, o que será passado adiante e o que permanece, decisões muitas: para onde vou, fazer o que, e a distância, e o trabalho, os amigos, a praia, meu Rio, minha Ipanema querida, aaaaaaaa! Loucura, loucura! É o movimento da vida que em algumas ocasiões não temos a menor noção de para onde estamos indo, apenas indo, seguindo o movimento, uma coisa Zeca Pagodinho ("Deixa a Vida Me Levar"), mantendo a cabeça erguida, o coração tranquilo, a mente aberta, a saúde cuidada e firme, em frente!
Ai que texto este hein? Mas é a mais pura verdade. Nem tem como escapar. Seguindo assim torna o caminha menos espinhoso, sei lá, mais tranquilo, mais leve e tenha-se a oportunidade do mundo conspirar a nosso favor; outro item importantíssimo é o agradecer. Importante no processo que listo o identificar a necessidade de, reconhecer, admitir a mudança e as ações necessárias, e agir, pôr em prática as idéias e aí entram a fé (que dias melhores virão), e a esperança (que este é o melhor caminho a percorrer).
Existe uma diferença entre ter fé e ter esperança (abaixo, texto Wikipédia):

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.

Exemplos de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíproco.

Esperança é também uma das 3 virtudes teologais do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espírito Santo é fulcral (CCIC, n. 387).


Fé (do grego: pistia e do latim: Fides) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita ,confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita ,confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles, é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, pelo que acredita,confia e aposta.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado,uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. A fé não é baseada em evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica. É, geralmente,associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos. Nesse sentido, é geralmente associada ao contexto religioso.

A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos nobres ou estritamente pessoais. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência física racional.

Então, este é o caminho, pronto! Decidido, agora é só pôr a mão na massa e seguir em frente, e ser bem agradecido principalmente pela pequenas coisas, é bom demais.
Este post está meio piegas, eu sei, mas nestes momentos assim, em que está tudo sabido mas nada resolvido e não se sente o controle - como se fôssemos capaz de controlar algo ou alguém - nos sentimos sem chão mesmo, e por vezes, é melhor se pegar aos céus.
Este é o primeiro post em meu NoteBook novíssimo, estou me acostumando e adorando, isto faz parte do processo mudança, além, é claro, do colorido novo do meu blog.

Força, Fé e Esperança!



Souza Cruz S.A

Nenhum comentário: