sexta-feira, 8 de maio de 2009

Continental (Sobre Nova York / "New York, New York")



Outro dia participei destas brincadeiras de quiz no Facebook - é! Me rendi - e um deles apontaria a cidade na qual eu deveria estar firmado, segundo minhas respostas para perguntas bem aleatórias. Fui honesto e para minha surpresa deu ... New York! Fiquei um pouco decepcionado, sou enlouquecido por Londres, sempre achei, mesmo antes de conhecer, que era para lá que eu deveria ir, é lá que eu deveria ter nascido, mas Deus escreve certo por linhas certas, ou tortas, tanto faz, o importante é estar escrito certo.
Gosto muito de Nova York também. Fiz uma viagem em tempos outros, em companhia de um amigo irmão, e foi um luxo só, como diria Ary Barroso. Boa hospedagem em endereço privilegiado, bons restaurantes, boas exposições, bares e boates então nem se fala, uma variedade de opções de tirar o fôlego, literalmente; e o melhor de tudo, dólar a um por um, uma maravilha para ambientes tão consumista como Nova York, aliás, dinheiro é bom em qualquer lugar. Foram compras infindas, uma orgia consumista daquelas, de tipo ouvir que um cartão de créditos na minha mão é um perigo - adoro o barulho da máquina de cartão, as antigas. Fiquei bastante extasiado com as novidades e quantidade de informações vistas por terras americanas, embora Nova York seja mesmo uma cidade do mundo, onde de tudo tem, absolutamente tudo, não é de fato a cidade que gostaria mais de ficar, mas encanta sim. Muitas novidades, pessoas bem vestidas - o clima ajuda - pessoas interessantes nas ruas, tudo, muito tudo. Me deu até um pouco de aflição.
Particularmente não sou muito pro americano não; respeito sua supremacia em vários aspectos, mas discordo no mais chamativo para mim: a arrogância. Com essa não tem jogo comigo.
Embora prefira arqueologia à futurismo, só em Nova York se pode ser o que quiser, tem público e opção para todos, é uma cidade tão intensa, grande, cosmopolita - a Capital do Mundo - que será apenas mais um na multidão universal, mas se eu conseguir lá, eu consigo em qualquer parte , só depende de você, New York - Nem York!



No vídeo, Tony Bennett e Frank Sinatra estão em off, agora as imagens ...

New York, New York

Composição: Fred Ebb / John Kander

Start spreading the news
I'm leaving today
I want to be a part of it
New York, New York

These vagabond shoes
Are longing to stray
Right through the very heart of it
New York, New York

I wanna wake up in a city
That doesn't sleep
And find I'm king of the hill
Top of the heap

These little town blues
Are melting a way
I'll make a brand-new start of it
In old New York

If I can make it there
I'll make it anywhere
It's up to you
New York, New York

New York, New York
I want to wake up
In a city that never sleeps
And find I'm a number one, top of the list
King of the hill, a number one

These little town blues
Are melting a way
I'm gonna make a brand-new start of it
In old New York

And... if I can make it there
I'm gonna make it anywhere
It's up to you
New York, New York




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: