quarta-feira, 6 de maio de 2009

Haiti (Cidade Maravilhosa - Outono / "Estrada do Sol")

Estrada do Sol

Composição: Tom Jobim/Dolores Duran

"É de manhã
Vem o sol, mas os pingos da chuva

Que ontem caiu

Ainda estão a brilhar

Ainda estão a dançar

Ao vento alegre que me traz esta canção ... "


Amanhece na Cidade Maravilhosa e acordei com esta canção na cabeça. Sei que a letra tem mais a ver com um final de semana, mas por que? Pode ser em qualquer dia - para alguns privilegiados, é bem verdade - mas só estar no Rio já é um privilégio por si só. Sair por aí - em certos lugares e horários - apreciar seus encantos, suas belezas ... sempre haverá algum; por vezes descubro lugares e parece que estou fora do Rio, em uma cidade do interior até, existem vários refúgios para sair um pouco da loucura que está a vida; é bem possível ter um momento de paz, que podem ser 5 minutos apenas, para focar um belo ângulo e respirar, lento e profundamente e assim, recuperar as energias.
Hoje após minha costumeira caminhada matinal, não resisti e falo sobre o meu Rio de Janeiro e esta estação bela em que se encontra a cidade: o outono. Os dias ficam lindos - se é que podem ficar mais - a luz é perfeita para realçar o seu colorido e a temperatura muito mais agradável que as quase beirando o insuportável do verão. Faz calor durante o dia e refresca à noite; super civilizado. Temperatura boa para se vestir decentemente, aproveitar o sol sem se sentir culpado pelos raios ultra-violeta, que estão lá, eu sei, mas a sensação térmica é bem outra, não me sinto assando.
A única coisa que realmente não agrada é o descaso com a natureza e com os cidadãos: praias poluídas, calçadas sem conservação, falta de banheiros públicos, transporte deficiente, violência aumentando à galope, saúde precária, sujeira por todo lado e etc etc etc. Agora, em contrapartida, somos brindados com esta beleza natural exuberante, dias lindos para respirar e agradecer mais uma manhã, olhar o mar no infinito e fazer uma oração, vislumbrar as montanhas e as matas com seu verde esperançoso, ouvir o canto dos pássaros espalhados pelas ruas, sentir a brisa das ondas que desabrocham na areia e/ou nas pedras,e mais ainda, admirar sua gente bonita. Um encanto só!

"... Quero que você me dê a mão
Vamos sair por aí

Sem pensar no que foi que sonhei

Que chorei, que sofri

Pois a nossa manhã

Já me fez esquecer

Me dê a mão

Vamos sair pra ver o Sol."





Indústria de Tabacos São Sebastião Ltda.

Nenhum comentário: