quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sussex Blue (Ensina-me a Viver)



Estava hoje conversando com - opa! hoje ou ontem? Já passou da meia-noite, então é ontem, mas ainda nem dormi então para mim é hoje mesmo; bem! Continuando - uma grande amiga que fez faculdade comigo e pertencemos a mesma faixa etária, sobre profissão, trabalho, novas perspectivas e, claro, sobre as mudanças do mundo. Conversa super interessante.

Somos amigos há bastante tempo e nos conhecemos profundamente - sem maledicências, por favor - e em determinado momento, perguntei sobre seus arquivos fotográficos visto que ela é uma super talentosa profissional da arte de fotografar; o comentário foi o seguinte (irei reproduzir com uma certa liberdade que a nossa amizade permite, depois peço desculpas caso haja alguma distorcida): "Nem sei onde estão todas as minhas fotos tiradas ao longo deste período, não estão catalogadas, preciso mesmo me organizar. Tem um outro fotógrafo que trabalha aqui comigo, bem mais novo, que vive me questionando e dando dicas para que eu me organize, aliás, ele sempre me ensina um monte de coisas, geralmente relacionadas ao computador, arquivos salvos e etc, gosto muito das idéias dele". Foi mais ou menos isto se não me engano, não faz diferença, o que me chamou a atenção foi o ensinar e ser um garoto bem mais jovem.
Percebo que nos dias atuais, as novas gerações estão chegando cada vez mais antenadas, espertas e informadas principalmente no que diz respeito aos assuntos tecnológicos, claro, a maioria já nasceu conectada geral, tem mais é que saber bem manipular tais artifícios cibernéticos, não que não seja possível aprender em qualquer idade, de forma alguma, enquanto há vida há esperança, mas que com alguns anos à menos, um cérebro ainda sem vícios e menos cansado pelos anos corridos, tendem a assimilar melhor, isto é fato; além do mais, a grande maioria também ainda não chegou naquela, digamos, desagradável fase da vida em que estamos tão abarrotados de responsabilidades que compete somente à gente grande, facilita e muito.
Desde a antiguidade é costume os mais velhos ensinarem aos mais novos, sempre foi assim. Era comum até os jovens serem iniciados sexualmente pelos homens mais experientes (outros tempos, embora até hoje ... não sei não).
Me surpreende a inversão neste aspecto ensinamento, sei que ensinar é também uma troca; cada um ensina o que pode, mas é cada vez mais comum.
Meu pai sempre dizia que era para se respeitar os mais velhos porque, no mínimo, eles viram mais coisas que nós, tinham experiência de vida, mesmo os que não colocavam em prática, eram detentores de tempo corrido(estranho este termo, não é? Mas é isto mesmo). Ele tinha razão. Experiência de vida, só vivendo, e esta riqueza ninguém tira e não há, até agora, sequer componente tecnológico que substitua esta dádiva.
Viver, só se aprende vivendo.





CABO FRIENSE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CIGARROS LTDA

Nenhum comentário: