quinta-feira, 23 de abril de 2009

Campeão ("Lua de São Jorge")



Quando bem criança ouvi pela primeira vez falarem que "São Jorge mora na Lua". Não entendi como isso seria possível; como assim? Tentava sempre ver a conhecida imagem do Santo Guerreiro redesenhada. Muitos diziam ser isto uma crendice, mas eu via. Gosto de apreciar, principalmente na Lua Cheia, aliás, quem não gosta de apreciá-la nesta fase? (Isto é outro assunto). Ficava eu, e ainda fico, olhando e procurando por São Jorge, virou um costume, mas como bom questionador que sou, fui pesquisar como isto seria possível, e de fato existe uma explicação não pela imagem verdadeiramente, é uma crença sim, mas a parte mais escura, na verdade menos iluminada, é que faz com que possa ser criada esta ilusão de óptica.
Alguns anos depois, escutei a música de Caetano Veloso - poeta que dispensa apresentações - "Lua de São Jorge", e relaxei em relação ao assunto. São Jorge mora na Lua sim e foi mano Caetano quem disse, também diria Bethânia. Vou questionar? Que nada! Apenas admiro e faço minha prece.

Salve Jorge.



Texto Wikipédia:

As designações "continentes" e "mares" não devem ser entendidas com o mesmo significado que têm na Terra. Os continentes são escarpados e constituídos por rochas mais claras (anortositos), essencialmente formados por feldspatos, que reflectem 18% da luz incidente proveniente do Sol. Apresentam, em geral, um maior número de crateras de impacto e ocupam a maior extensão da superfície lunar. Os mares lunares não têm água, apresentam a sua superfície mais plana do que a dos continentes, fazendo lembrar a superfície livre de um líquido. São escuros, constituídos por basaltos, reflectindo apenas cerca de 6% a 7% da luz incidente. A formação dos mares, que são mais abundantes na face visível do que na face não visível (lado escuro), relaciona-se com os impactos meteoríticos.











http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua

Lua de São Jorge

composição: Caetano Veloso

lua de são jorge
lua deslumbrante
azul verdejante
cauda de pavão

lua de são jorge
cheia branca inteira
oh minha bandeira
solta na amplidão

lua de são jorge
lua brasileira
lua do meu coração

lua de são jorge
lua maravilha
mãe, irmã e filha
de todo esplendor

lua de são jorge
brilha nos altares
brilha nos lugares
onde estou e vou

lua de são jorge
brilha sobre os mares
brilha sobre o meu amor

lua de são jorge
lua soberana
nobre porcelana
sobre a seda azul

lua de são jorge
lua da alegria
não se vê o dia
claro como tu

lua de são jorge
serás minha guia
no brasil de norte a sul



Cia. Sudan de Produtos de Tabaco

Nenhum comentário: