segunda-feira, 27 de abril de 2009

Belmont Extra Suave ("Começar De Novo")



Acordei com esta música na cabeça após algumas horas de sono, tenho dormido pouquíssimo, deve ser o momento com novas perspectivas de vida; me impressiono como é só dar o primeiro passo para que os acontecimentos surjam, abre pois um leque de novas possibilidades, é só ficar atento e, como se diz em rádios de comunicação, "positivo e operante". Quando estamos em período de mudança as perspectivas são primordiais; sinto um novo começo despontando, e com ele, vem o novo que geralmente nos dá medo e estranheza, claro, é desconhecido e não sabemos para onde nos levará, não se tem controle da situação, aliás, ter controle é algo bem complicado; já o costumeiro, mesmo sendo insatisfatório, é mais "confortante", pelo menos é a sensação que se tem, sabemos lidar com, e até os momentos de crise já são conhecidos e possível de conviver. É impressionante como acostuma-se até com o que é ruim, com o que nos faz mal, óbvio, mudanças tem sempre o lado B, como em tudo na vida, e exige exercitar uma lista de comportamentos - emocionais, físicos, espirituais, sociais e etc - daí a dificuldade de renunciar ao velho enfadonho conhecido.
Particularmente não gosto do termo recomeçar, prefiro começar mesmo, é mais "limpo" e não se corre o risco de carregar velhos vícios, nada de velho, é iniciar de fato uma outra trajetória, com novas emoções e comprometimentos; apenas mantem-se a essência positiva de caráter já existente, digo o bom caráter, lógico.
Estas mudanças que me refiro e suas consequências, podem ser agravadas dependendo de dois fatores principais: o momento interno de cada um e a situação externa que engloba o geral. Traduzindo: momento interno falo do emocional; situação externa podemos citar a econômica mundial, por exemplo. Outro dia estava assistindo um jornal na TV e me perguntei se teria um Rivotril ou algo parecido em casa. Caramba! Que loucura! (lembrei Narcisa). Cada nota pior que a outra, aliás, jornais agora tenho passado o olho literalmente pelas manchetes só para não ficar de todo alienado, bem que gostaria, mas não é possível ainda mais para um ser com minha idade, é quase irresponsabilidade, mas convenhamos, ler e estar por dentro de tudo nos dias atuais é também ficar à beira de um ataque de nervos, é preciso muito equilíbrio, ser uma pessoa bem resolvida nestes aspectos. Não é o meu caso, me envolvo e aí a maldita nuvem negra se instala sobre mim que não me larga mais.
Não digo aqui para ser alienado e/ou levar a vida como Poliana(quem não sabe o que é ser Poliana, o pai Google ajuda), de forma alguma, mas também não é necessário se tornar alguém tenso e irritado, ansioso e tudo o mais que as vezes os momentos externos nos transforma.
Ouvi uma frase destas de "pára-choque de caminhão" que gostei: "o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade". Bacana, né? Achei pelo menos positivo. Estimula; e quando estamos começando, ou recomeçando que seja, estímulo é um ótimo combustível.
Se abasteça!


Começar De Novo

Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido

Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo...




Souza Cruz S.A.

Um comentário:

patsun disse...

começar de novo! conte contigo e... conte comigo sempre!

ah, teu post me fez lembrar de outra música! hehe

Desesperar jamais
Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo

Nada de correr da raia
Nada de morrer na praia
Nada! Nada! Nada de esquecer

No balanço de perdas e danos
Já tivemos muitos desenganos
Já tivemos muito que chorar
Mas agora, acho que chegou a hora
De fazer Valer o dito popular
Desesperar jamais
Cutucou por baixo, o de cima cai
Desesperar jamais
Cutucou com jeito, não levanta mais