domingo, 5 de abril de 2009

Le Grand Blanc (Fernanda Montenegro)



Hoje lendo a publicação de um dos maiores jornais de circulação do país, me deparei com ótima
reportagem sobre um grandioso projeto na área cultural que está sendo realizado pela grande dama Fernanda Montenegro. Fiquei surpreso e encantado com o projeto ainda mais por ter à frente alguém com o currículo de Fernandona (já tô íntimo, rsrsrs), uma trajetória impecável seja na vida profissional ou pessoal. Só mesmo alguém como Fernanda Montenegro e sua projeção, seria tão abdicada de qualquer outro tipo de interesse que não fosse o de levar arte e cultura à qualquer canto e provar a máxima que "todo artista tem que ir aonde o povo está", como já dizia o poeta.
Fernando Montenegro não tem nada mais à prova, é daqueles profissionais, como temos outros no mundo artístico, que são de fato profissionais do ramo mesmo, está sempre disposta - e isto é impressionante - para atuar em seu ofício.
Quando falo impecável é porque ao analisarmos a trajetória de Fernanda Montenegro, só encontramos muito sendo feito e já feito, de uma forma íntegra, competente e séria, no que se propôs a realizar na vida. Fernanda Montenegro é incansável e este projeto mostra bem isso. Para quem não leu, é um projeto maravilhoso que leva ao público de localidades mais distantes do grande centro, espetáculo teatral, filmes e exposições sobre esta grande atriz e a literatura, com debate no final dos espetáculos, de ninguém menos que Simone de Beauvoir. Uma delícia!
Levar a oportunidade de conhecimento tão grandioso para tantas outras pessoas só mostra que realmente o que se precisa é dar chance que todos tenham acesso a arte e a cultura, e Fernandona é, sem dúvida, uma das mais importantes e representativas figuras no cenário artístico do país e que sá do mundo. Seja no teatro, na TV, no cinema, na vida, ela só demonstra cada vez mais sua dignidade como personalidade. Cada entrevista que vejo, cada trabalho realizado, só aumenta minha admiração por esta grande dama.
Desde muito cedo acompanho o trabalho de Fernanda Montenegro; lembro-me de um dos primeiros espetáculos teatrais que assisti na vida e fiquei maravilhado com o trabalho dela no palco ao lado de Renata Sorrah na peça "Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", fiquei fã de imediato. Eu era bem garoto e quando vi aquela que já era tida como a maior na arte de representar em um palco de arena em texto tão ousado para os padrões da época, não poderia ter outra reação que não fosse de êxtase(forte não? Mas foi isso mesmo, quem assistiu sabe do que falo); daí em diante foram trabalhos cada vez mais grandiosos, aliás, grandioso é bem o termo para se referir à Fernanda Montenegro, seja em relação a profissão, a família, ou a sua conduta na vida. Exemplar.
Há tempos penso em escreve algo sobre Fernanda Montenegro, mas sempre tinha a preocupação em não ficar piegas demais, afinal, falar sobre ela, para mim, já é uma honra.
Vou ficando por aqui, não que não tenha mais o que dizer, mas em se tratando de Fernanda Montenegro e sua arte, seu exemplo, o melhor mesmo é admirá-la, reverenciá-la e aplaudir, muito.
Fica aqui minha modesta homenagem.
Salve Fernandona!!!





Cabo Friense Ind. e Com. de Cigarros Ltda.

Nenhum comentário: