domingo, 26 de abril de 2009

John Player Special (Dia e/ou Noite)



O dia já amanheceu é ainda não é possível saber ao certo se será um belo dia de sol ou não, se ideal para ficar recolhido com meus escritos ou um dia ao ar livre de praia aproveitando as maravilhas naturais da Cidade Maravilhosa. O Rio tem dessas coisas, principalmente no outono, pode fazer uma noite linda estrelada e o dia seguinte amanhecer total nublado com chuvas e temporais, quedas de temperatura são normais, embora por aqui frio seja quase artigo de luxo.

Tenho costume de acordar bem cedo, sempre foi assim, durmo pouco, é normal ficar acordado até bem tarde; gosto de aproveitar bem o dia, sempre tenho algo para fazer, mesmo que seja fazer nada, já estou fazendo algo. Sempre me perguntam: "Para que acordar tão cedo?" Resposta: rende meu dia, mais para aproveitar (isso quando estou bacana, se é que me entendem). Tenho um amigo que usou um termo outro dia que achei hilário, era o seguinte: "Ele caminha tão cedo que as vezes pega Iemanjá de bobs". Adorei! É quase uma "heresia", mas procede, ainda mais se tratando de uma orixá tão vaidosa. É bem isso mesmo que quase acontece comigo, as vezes me atraso para pegar, no bom sentido, algumas pessoas que curto encontrar no calçadão no mesmo trecho que costumo caminhar.
Vez por outra ouço aquelas conversas que falam: "você prefere o dia ou a noite?" Nunca sei responder; tem que escolher? Gosto de ambos, cada qual tem seus pontos positivos e negativos, mas concordo e percebo que o dia, com o passar dos anos, está ficando em vantagem, pelo menos no que diz respeito aos atrativos que incluem lugares ao ar livre, deslocamentos pela Cidade e que tais, mas isso não impede que eu goste e aproveite de outras formas a sedutora noite: leituras, escrever, trabalho, TV, namoro(quando há) e etc. Além destas limitações impostas pelo crescimento da Cidade e a reboque todo o pacote incluído, tem também as físicas. Faz-se necessário, depois de um certo tempo vivido, optar: se sair na noite, dia seguinte menos produtivo, isto é fato, não adianta questionar.
Lembro do tempo em que eu "virava" numa boa. Era normal sair na noite e ir direto a praia para curtir o sol com amigos, isto sem me causar qualquer tipo de efeito colateral, mas nos últimos tempos, nem pensar. Mesmo que tenha condições físicas não me exponho de forma alguma, tenho outras prioridades, outros interesses. Continuo gostando de estar na noite curtindo um barato legal(meio de época, né?), assim como adoro acordar bem cedo e ouvir os Bem Ti Vis e sentir o frescor do ar ainda um pouco puro da manhã, um certo silêncio que acontece quando a Cidade ainda não está acordada e em pleno vapor. Preciso disto, me energiza, aliás, é bem isto mesmo, diferente da noite que é sedutora, fascina, encanta, inebria, mas tem seu preço, desgasta muito, mas quem não gosta de um pouco de fantasia? Ajuda a colorir momentos desbotados da vida. O dia não, ele é mais ameno, saudável, energizante e também real, não tem muito que ficar fantasiando e por isso deve ser tão preterido. O termo "a vida como ela é" fica bem clara neste período do dia: são obrigações, compromissos, responsabilidades e por aí vai; isto faz com que o dia possa se tornar enfadonho, mas estou me referindo ao lado, digamos, menos bacana da vida; quando disse escolhas entre este ou aquele período, falo do lado bom, do gostar e, para mim, não incluem obrigações. Para estas não é preciso gostar, é executar apenas. Já viver, no sentido literal e amplo da palavra, é bem mais prazeroso quando estamos inteiros, e para isso é bom que goste do que se faça. Pode ser no período que melhor lhe convier, não importa, o importante é ser feliz e mais nada. Lembre-se de que o dia tem 24 horas e existem diferenciadas possibilidades.
Concorda? Então aproveite bem seu dia.





British Imperial Tobacco

Nenhum comentário: