sexta-feira, 10 de abril de 2009

Imperial Red (Sábado de Aleluia/Malhação de Judas)



Amanhã é Sábado de Aleluia, Sábado Santo, último dia antes da Páscoa - Semana Santa - este importante feriado do calendário cristão. É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes. Para quem não tem intimidade com o assunto, este foi o grande traidor de Jesus, responsável pela captura e consequente morte de Cristo pelos soldados romanos.

Abaixo reproduzo texto do Wikipédia sobre o assunto malhação, não a novelinha de TV, mas a tradicional prática em muitos países e, no final, um link sobre esta dia também chamado de Sábado Negro:

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradiçao vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxos que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio dia.

Cena representando Judas se enforcando.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.

Pois é, como é para malhar o Judas, representação de traição e que tais, pergunto: já produziu o seu "Judas"? Tens em mente e resolvido quem será o alvo de tal exercício de retaliação?
Na religião católica não se fala em vingança, e nem este é o objetivo, apenas demonstrar inconformidade além de deixar bem claro que não estamos mortos e coniventes, satisfeitos com tal procedimento seja de quem for, quando for e pelo que for.



Perdoar é preciso, mas nunca ser omisso. (não se leve tão à sério, apenas seja fiel aos seus conceitos, lembrando sempre que nunca é tarde para mudar).
Fique atento!

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1bado_de_Aleluia



CABO FRIENSE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CIGARROS LTDA

Nenhum comentário: