quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tempo (Contemplando o Amanhecer / "Bom Dia")



O dia já vai amanhecendo. Acordo cedo, durmo pouco, gosto assim. Aproveito mais o dia, rendo melhor. A cidade ainda dorme. O silêncio é ideal para meditação, é como gosto logo que acordo. Alongar, orar, café/cigarro(SPH), meditação. Posso fazer em qualquer hora que queira, mas logo cedinho, pela manhã ao despertar ... deixa o dia mais fluente. Fico tranquilo, relaxado para os desafios diários. Consigo, pelo menos abranda, não ser muito reativo. O dia fica mais ameno, flui. Como é bom despertar com um sorriso nos lábios - nem sempre é
vero - de bom humor, bom astral, cumprimentar as pessoas mesmo que estas não respondam (Viva Nossa Senhora da Mente Aberta). Já fui mais assim. Lembro até de uma canção de escoteiros -nunca fui um - que adorava cantar quando bem garoto. Ingênua, bobinha até, mas despretenciosa e por isto mesmo solta a leve:

Alô! Bom dia, como vai você?
Um olhar bem amigo, um caro sorriso e um aperto de mão.
E a gente sem saber como e porque, se sente feliz e sai a cantar uma alegre canção.
Bom dia nada custa, ao nosso coração, e é bom fazer feliz o nosso irmão.
A Deus se deve amar, amar sem distinção.
Alô! Bom dia irmão.


Tenho reparado que nos últimos tempos as pessoas de forma geral estamos mais estressados, irritadiços. Sinal dos tempos. Quando comecei acupuntura, logo no primeiro encontro ao examinar meu pulso, o médico disse que eu tinha uma natureza irritadiça. Como assim? Eu? Tempos mais tarde um amigo também sentenciou que eu fico mais raivoso em determinados momentos quando opto pela mente limpa, mas menos nostálgico. Nostálgico ok mas raivoso? Canil agora?! Era só o que me faltava. Entendo ambos. Com o passar do tempo vamos nos descobrindo, reconhecemos quem somos, já convivemos conosco por bastante tempo, sabemos reações, o que nos atinge mais - "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"(Caetano Veloso) - o que nos alegra, nos diverte, nos irrita, nos magoa, nos dá prazer, nos causa mal e o que nos faz bem. Se souber isto, pode ter certeza, serás bem mais fácil estar feliz. A vida é feita de fases e não perca seu tempo querendo ser feliz. No caso da tal felicidade ... é estar. Serve esta também para outros assuntos distintos. O importante é aproveitar o momento porque passa, tudo passa. Relaxa. Nada vai mudar tanto assim, não fale à pena. O tempo é precioso, pena que notamos isso quando ele passou bastante por nós.
Olho para trás e vejo muito que se foi, muito que ficou, muito que deixei, perdi, ganhei ... muito que vivi! Notei também que o bom humor e o estar tranquilo são mais assíduos no meu caminhar. Momentos de tristeza são muitos, de desconforto são vários, de dúvidas e medos nem conto, mas de contemplação ...

con.tem.plar, transitivo direto
  1. olhar, observar, atenta ou embevecidamente
  2. considerar com admiração ou com amor
  3. ver ou admirar com o pensamento
  4. dar algo como prêmio
    • este mês fui contemplado no consórcio do carro
Experimente. O início pode não ser tão fácil assim, mas quem disse que seria? Deixe se levar. Respire. Abra a mente. Você pode ser contemplado.








R.J Reynolds Tabacos do Brasil

Nenhum comentário: