segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Carlton By Dunhill Red KS (Entrando nos Enta: Remar Para Melhorar)



Comecei a segundona pondo em prática uma decisão: exercício físico logo cedo aproveitando a natureza exuberante do meu Rio. É o que ele tem de melhor. E nada de ficar enfurnado entre paredes se exercitando, suando aos montes aglomerado com outros seres. Não curto. Melhor ao ar livre podendo admirar/observar a geografia da cidade, as montanhas, a Mata Atlântica, curtir a aragem praticamente constante, o movimento da Cidade, outros saudáveis em exercício, etc etc etc. Só o que é bom. O Rio de Janeiro tem sido novamente centro das atenções mundo a fora. Nunca nos últimos tempos, desde que perdemos o direito de Capital Federal, estávamos tanto na mídia Internacional quanto agora. Hoje estamos até com a visita da grande Madonna. Isto tudo não é à toa. Com decisão tomada ... hora de colocar ação. Fui logo cedo de bike me informar de fato, in loco, aula de remo na Lagoa. Que demais! Adorei! Me senti bem à vontade - isto para mim é primordial - aquele visual, a Cidade ainda com movimento pouco, ar livre ... penso que irei curtir, o lance é persistir; na boa? Não sou assim tão bom nisso. Se me der um 5 minutos, largo mesmo. Nada legal. Me culpo depois e aí é F. O interessante é que descobri o remo. Sempre quis de fato descobrir uma atividade além de nadar e caminhar que gostasse como prática diária. Algo que me endorfine o suficiente, que me traga prazer. Sei que isto é mais mental, uma outra decisão: Remar para melhorar. Algumas concessões terão que ser feitas. O fato é que depois que entramos nos enta, a coisa muda, e muda de lugar.

Exercite-se!
Abaixo, texto Wikipédia e link:

"O remo é um desporto aquático organizado a partir de meados do século XIX e desde muito cedo integrado no programa oficial dos Jogos Olímpicos. É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a direção do movimento, usando os remos para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios de água doce(rios, lagos ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade), mas por vezes também no mar. Pode ser praticado em diferentes categorias de barcos desde barcos para uma pessoa, duas, quatro, oito ou até mais. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar a direção e o ritmo da remada aos atletas.

O remo é um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos grupos musculares envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistência-força (aquilo a que os anglo-saxónicos chamam de "power-endurance sport"), ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. Assim, os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados (ver foto) e possuem uma muito elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única.

Um aspecto interessante do remo é que este desporto tende a seleccionar os atletas mais altos e com membros mais longos, porque estes conseguem mais facilmente obter um padrão de exercício de força mais continuado e prolongado na água (remada mais ampla). Assim, é raro encontrarmos, por exemplo nas finais olímpicas, remadores com menos de 1,90m de altura, havendo mesmo muitos com mais de 2,00m. Dada esta característica do desporto, criou-se a categoria de pesos ligeiros, para possibilitar a prática competitiva do remo a homens e mulheres mais próximos do padrão normal da população".







Souza Cruz S.A

Nenhum comentário: