sábado, 21 de novembro de 2009

Cigarrinhos de Chocolate (Os Belos e Sensíveis Olhos Cor de Ardósia de Chico / "Olhos nos Olhos")





O sobrenome paterno por si só(só?) já é um luxo. Fora o materno . Com nome de Santo(santo?) e olhos cor de ardósia, Francisco Buarque de Hollanda conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004. Casou-se com e separou-se da atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário do que tem sido propagado na internet, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.
Sua primeira aparição na imprensa não foi cultural, mas policial, publicada, no jornal Última Hora, de São Paulo. Com um amigo, furtou um carro para passear pela madrugada paulista, algo relativamente comum na época.
Foi preso. "Pivetes furtaram um carro: presos" foi a manchete no dia seguinte com uma a foto de dois menores com tarjas pretas nos olhos. Chico não pôde mais sair sozinho à noite até que completasse 18 anos.
Conheceu Elis Regina que havia vencido o Festival de Música Popular Brasileira (1965) com a canção Arrastão, mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor.
Composições que se notabilizaram pela decantação de um "eu" feminino, retratando temas a partir do ponto de vista das mulheres com notória poesia e beleza: esse estilo é adaptado em Com açúcar e com afeto escrito para Nara Leão; continuou nessa linha com belas canções como Olhos nos Olhos e Teresinha, gravadas por Maria Bethânia, Atrás da Porta, interpretada por Elis Regina, e Folhetim, com Gal Costa e Iolanda (versão adaptada de letra original de Pablo Milanés), num dueto com Simone.
Desde muito jovem, conquistou reconhecimento de crítica e público tão logo os primeiros trabalhos foram apresentados. Ao longo da carreira foi parceiro como compositor e intérprete de vários dos maiores artistas da Música Popular Brasileira como Tom Jobim, Vinícuis de Moraes, Toquinho, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Os parceiros mais constantes são Francis Hime e Edu Lobo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque

Sábado no meu RêCanto ouvindo um pouco de MPB no aleatório do iPod nano (uma maravilha adquirida pela sugestão da amiga/irmã PatSun, uma fãzona do tal), resolvi selecionar somente compositor. Marquei Chico Buarque. Não tinha conta de quantas no arquivo. Canções conhecidíssimas do meu chip musical interno. Várias fazem parte do repertório que cantarolo em momentos/situações distintas. Pode ser qualquer hora/lugar, só algo me trazer à tona e selecionar como em um Jukebox.
Chico Buarque entende a alma feminina como nem um outro compositor. Escreve e fala à alma sentimentos que, imagino eu, somente uma mulher de verdade pode entender. Os demais, imaginam. Apenas.
Não me estenderei. Acabaria girando em círculos. Os belos e sensíveis olhos cor de ardósia de Chico já dizem tudo.

"Olhos nos olhos
Quero ver o que voce diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz"


Olhos nos Olhos

Composição: Chico Buarque

Quando voce me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme
Quase enlouqueci
Mas depois como era de costume, obedeci

Quando voce me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer

Olhos nos olhos
Quero ver o que voce faz
Ao sentir que sem voce eu passo bem demais

E que venho até remoçando
Me pego cantando sem mais nem porque

E tantas águas rolaram
Tantos homens me amaram bem mais e melhor que voce

Quando talvez precisar me mim
Voce sabe que a casa é sempre sua, venha sim

Olhos nos olhos
Quero ver o que voce diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz






Chocolates Pan

Nenhum comentário: