segunda-feira, 20 de julho de 2009

Universal ("Mar da Tranquilidade" : 40 anos do Homem na Lua)



Há 40 anos o homem estava pisando na Lua pela primeira vez e eu praticamente engatinhava
aqui na Terra. Foi uma grande conquista sem sombra de dúvidas e embora eu não seja lá muito ligado nos assuntos científicos, um advento como este é um marco para a Humanidade. Não são de minha preferência filmes de ficção científica, por exemplo. Era normal na minha infância garotos gostarem de espaçonaves, alienígenas, naves inter-planetárias, guerra nas estrelas que inclusive foi o título de um filme já clássico do Cinema. Reconheço a importância mas não me atrai. Fico até intrigado em saber o que acontece por lugares além céu. O que é o espaço? Como são as coisas em geral por lá? Quente? Frio? Escuro? Bonito? Feio? Agradável? ... Muitas são as indagações e uma série delas foi feita por toda a população mundial quando naquele 20 de Julho de 1969 os tripulantes da Apollo 11 - os americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin - pisaram pela primeira vez em solo lunar em um local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade). Lá plantaram um bandeira americana e a transmissão televisiva do evento fez com que o Mundo parasse por um segundo para refletir sobre a existência humana, seus limites, suas possibilidades, ampliou-se a visão sobre o Universo, Planetas, Satélites, órbitas, meteóros e etc. Novas possibilidades, novos horizontes. Com certeza este acontecimento trouxe melhor desenvolvimento na área tecnológica e consequentemente contribuiu para a globalização. Andaram juntos, se ajudando, penso eu. Não sou conhecedor desta área mas existe uma ligação certa sim. Se assemelha mais, também, com as descobertas no tempo das Grandes Navegações, a busca por novas terras, Mundo Novo.
Desde dos anos 50 que uma corrida espacial já estava em execução. Estados Unidos e União Soviética já disputavam posição e tudo isto durante a Guerra Fria. A Lua sempre exerceu uma grande atração sobre o homem e existem registros na literatura, na poesia e na ficção científica com nomes como Júlio Verne e George Melies.

"Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur (base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam no Cazaquistão. Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA que culminou com a chegada do homem à Lua".

"O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika, da raça Kudriavka. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II".
"Yuri Gagarin (1934 - 1968)
foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961.. Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul, e eu não vi Deus".
"Os EUA foram bem sucedidos em seu objetivo de alcançar a Lua antes da URSS, em 1969 com a missão Apollo 11. Para atingir este objetivo, o Projeto Apollo envolveu um fantástico esforço de US$ 20 bilhões, 20 mil companhias que fabricaram componentes e peças, e 300 mil trabalhadores".
"Os astronautas da Apollo 11 colocaram uma placa na Lua, onde se lê: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_espacial

Décadas se passaram, já viramos milênio e até hoje existe entre nós muitos que questionam a veracidade desta que é considerada uma das maiores realizações da Humanidade. Estamos em tempos plugados e globalizados e ainda nos questionamos. Imagine em tempos outros quando precisávamos dos serviços das telefonistas para que uma ligação se completasse? Tempos Novos. Faz parte do ser humano buscar novas possibilidades de vida, de existência, de sobrevivência. Temos histórico de nômades. Procurasse por lugares que tenham possibilidades novas, maiores oportunidades, algo para oferecer. A eterna busca pela perpetuação da espécie. Um lugar onde possivelmente possamos viver melhor, mais tranquilos - em paz!

"PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE"




FENTON IND. E COM. DE CIGARROS IMP EXP LTDA

Nenhum comentário: