sábado, 18 de julho de 2009

Hollywood (O Rio de Janeiro Continua Lindo / "Aquele Abraço")



Como me sinto bem curtindo a natureza. Talvez este seja uns dos motivos pelos quais elegi o Rio de Janeiro a minha maravilha. A cidade em que eu nasci, cresci e escolho para viver. Viver bem! Nesta cidade não é preciso muito para isto. Temos uma natureza exuberante a nosso dispor. Seja para os amantes do mar, das montanhas, cachoeiras, matas, rios, lagoas e por aí vai. O esporte fica valorizado no Rio e para aqueles que não estão satisfeitos com seu corpo, bem! Estão sei lá! Em desacordo, melhor dizer. Isto porque a Cidade Maravilhosa é um convite à rua, ao sol, a exposição - o Rio não combina com chuva e dias nublados, até porque enche! Com tantas opções ao ar livre, por que ficar enfurnado? Se estiver sem ânimo, pense no ar arejado, no infinito do céu e seu encontro com o mar no horizonte, o perfume do verde, o cheiro de maresia, o calor do sol na pele(no outono, é bom dizer) e nestes momentos em que estou assim tão absorto pelo meu Rio, fico nostálgico e saudoso de uma época que não vivi. Estranho né? Mas é assim que sinto. Passeio pelas ruas e imagino como teria sido a vida aqui em tempos outros; tempos bem distantes, outras décadas, séculos, milênio passado. O Rio de Janeiro ainda virgem - no bom sentido - os nativos e suas aldeias, depois os primeiros invasores, os colonizadores, os exploradores, que continuam até hoje, pelo que vemos, nenhum cuidado quase com tão generosa natureza. Mesmo assim, ela persiste. Se renova, mas seria com certeza muito mais agradável viver aqui se tivessem cuidado melhor do natural, se respeitassem o meio ambiente, houvesse planejamento para que a geografia da cidade não fosse prejudicada.

Outro dia voltando para a Zona Oeste da Cidade pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá de coletivo, reparei na tamanha diferença entre os lados da fronteira na Serra. O lado para a Freguesia é imensamente mais agradável e belo que o anterior, totalmente corrompido pelo homem e sua invasão, degradação.



Isto que fizeram com a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que era habitada pelos Tamoios e Tupinambás, invadida pelos franceses, colonizada pelos portugueses, explorada pelos ingleses, migrada por vários povos e fascinante a todos.
Viva o Rio!

Aquele Abraço

Gilberto Gil

O Rio de Janeiro

Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março...

Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô torcida do Flamengo
Aquele abraço!...(2x)

Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro...

Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!...

Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema
Aquele Abraço!...

Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele Abraço!
Prá você que meu esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!...

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março...

Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô torcida do Flamengo
Aquele Abraço!...(2x)

Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro...

Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!...

Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema
Aquele Abraço!...

Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Graças a Deus!
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
É claro!
Aquele Abraço!
Prá você que meu esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!...

Todo mês de fevereiro
Aquele Abraço!
Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
E do Salgueiro e da Mangueira
E todo Rio de Janeiro
E todo mês de fevereiro
E todo povo brasileiro
Ah! Aquele Abraço!...




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: