terça-feira, 14 de julho de 2009

Charm (Municipal 100 anos)



Se fosse falar somente sobre teatro um post seria pouco, mas posso afunilar meu texto porque hoje o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está completando 100 anos de existência.

Quando ainda bem garoto tempos em que não frequentava teatros, meu grande sonho era conhecer o famoso e grandioso, imponente eu diria, Theatro Municipal. Maior um pouco, comecei a ir com mais frequência ao teatro e logo logo o Municipal entrou na minha lista. Tive a oportunidade de me relacionar com pessoas que gostavam de clássicos, balés, óperas - que não faz bem meu gênero, assumo - e outros espetáculos que fizeram parte da programação do Municipal.
Era, e ainda é, fascinante entrar e andar por aquele espaço com toda sua imponência e história. O ambiente exala cultura e festa, glamour e aplausos; noites de espetáculos. Sente-se importante ao se ir ao Municipal, pede-se uma boa vestimenta, embora nos tempos atuais aqueles tais insistem em ser "modernos" usando aqueles panos, mas vá lá, se é para se cobrir, está valendo. Noites de glória no Municipal.
Tempos depois, já profissional na área cultural, tive a oportunidade de trabalhar lá, conhecer mais seus bastidores, o que acontece por trás das cortinas, o folclore da alma que ronda seu interior, os sucessos e os fracassos, as festas e participar um pouco desta glória que é o Theatro
Municipal. Minha única tristeza era a mesma que tenho em relação a tantos outros aspectos no Rio de Janeiro: sua conservação. Mas este ano em que completa 100 anos de fundação, o teatro está passando por uma restauração e será devolvido ao público novo em folha para mais uma longa temporada de glamour e cultura, arte e glória!
Vida ao Municipal!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_Municipal_do_Rio_de_Janeiro



Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: