segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Minister (A Música de RC / "As Curvas da Estrada de Santos")



Neste ano em que o Rei Roberto Carlos festeja 50 anos de carreira, vários eventos, lançamentos, gravações, comemorações tem surgido por todos os cantos do país. Com isso, passei a ouvir Roberto com outra percepção. Não é novo para mim a obra do Rei. Na minha casa, quando criança, havia a coleção completa do Robertinho, como minha mãe carinhosamente se referia ao artista. Fim de ano, Natal, era certo presenteá-la com o último disco, sempre lançado na época natalina e na noite de 24 de Dezembro, a memória que tenho somos nós dois tomando vinho, comendo bacalhau e assistindo ao especial de fim de ano na TV. Sempre um convidado novo, alguém que se destacou no cenário musical naquele ano além dos amigos/irmãos Erasmo Carlos e Wanderléia, praticamente presenças constantes em seus especiais. Era bem bacana assistir. Mas o caso é que conheço de uma certa forma bem o trabalho do Rei. Gosto de algumas, acho outras óbvias demais, algumas até bem cafonas, mas a maioria fala de amor e o que é o amor senão cafona e óbvio? E Roberto Carlos fala de amor como ninguém o fez na MPB. Nisto ele é imbatível, toca ao coração.

Além de amor, existe em seu repertório uma fase mais liberta de ser. Fala de aventuras, conquistar, seguir, sempre com pensamento positivo e fé, muita fé. Roberto Carlos é amor e fé. E liberdade!

As Curvas Da Estrada de Santos

Composição: Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro na estrada de santos
E você vai me conhecer
Você vai pensar que eu não gosto nem mesmo de mim
E que na minha idade só a velocidade
Anda junto a mim
Só ando sozinho
E no meu caminho o tempo é cada vez menor
Preciso de ajuda

Por favor me acuda
Eu vivo muito só
Se acaso numa curva eu me lembro do meu mundo
Eu piso mais fundo

Corrijo num segundo
Não posso parar
Eu prefiro as curvas da estrada de santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive
E vi pelo espelho na distância se perder
Mas se o amor que eu perdi eu novamente encontrar
As curvas se acabam
E na estrada de santos não vou mais passar
Não, não vou mais passar






Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: