quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hollywood Lights (Essa Tal Melancolia / "Blue")



Acordei em um estado meio melancólico hoje. Possivelmente a sessão terapêutica de ontem juntando ao clima invernoso que se reinstalou na Cidade Maravilhosa tenham contribuído para tal. Nem sei ao certo se este seria o termo mais apropriado, vejo pelo que diz o Aurélio - melancolia=estado mórbido de tristeza e depressão; tristeza, pesar. Me parece forte, mas se analisar por um ponto menos dramático, é bem isto mesmo.
Existe um pesar e tristeza quando perdemos coisas importantes na vida. É bem verdade que tudo não são simplesmente perdas, sempre há ganhos relacionados, o fato é estar atento e com mente aberta suficientes para perceber e valorizá-los. Mas quem disse que no momento do acontecido existe discernimento para tais observações? No início só a contabilidade do que se foi e o quanto isto influencia. Tempo só para observações e vivenciar as diferenças que agora farão parte do cotidiano. Adaptação. O que foi e o que será são questões que poluem a mente trazendo uma avalanche de pensamentos e indagações absurdas. Servem tão somente para conflituar uma mente já assoberbada de questões, o que não vem de encontro a ajuda para uma alma atormentada.
Estar triste e em estado melancólico não é o mais grave, isto ocorre com qualquer ser humano com um certo grau de sensibilidade à vida, que não está por aqui a passeio simplesmente, que se questiona e tem como precedente o crescimento pessoal. Por vezes é óbvio que cansa, atrapalha, perde-se tempo mas cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, já disse mano Caetano. O que não é positivo é o estado mórbido, que paralisa, trava(sem trocadilhos), estagna um ser deixando-o apático, morto. É a manifestação da doença - termo pejorativo mas real e positivo se levado com seriedade - que pode ser sublimada através de respeito e ação, sempre fazendo uso de uma mente limpa, de um corpo saudável, da natureza de uma forma geral e de boa música, sempre.
Persistir. Tudo passa, tudo sempre passará.
Cuide-se!

Blue

Cat Power

Composição: Joni Mitchell

Blue, songs are like tatoos
You know I've been to sea before
Crown and anchor me,
Or let me sail away

Blue, there is a song for you
Ink on a pin,
Underneath the skin,
An empty space to fill in

You've got to keep thinking
There's so many sinking
Now you gotta keep thinking
You can make it through these waves
Acid, booze, and ass
Needles, guns, and grass
Lots of laughs, lots of laughs

Everybody's saying that
Hell's the hippest way to go out
I don't think so, but I'll take a look around it, though
Blue, I love you.

Blue, here is a shell for you
Inside you'll hear a sigh
A foggy lullaby
There is your song from me




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: