domingo, 16 de agosto de 2009

Free (Cazuza Sempre / "O Tempo Não Pára")



Tenho escutado, como de costume, muitas músicas dos anos 80 nacionais ou não e sempre me identificando muito com o que está ali eternizado. Como se estes poetas em geral conseguissem traduzir emoções, sentimentos que me assolavam e alguns me acompanham até hoje. Outros se renovam, uns são periódicos outros crônicos, mas todos eles me pertencem de alguma forma ou em algum momento. São gênios estes poetas. Muitos conseguem verbalizar atitudes, ações realizadas ou sonhadas, amores proibidos e os também vividos. Estados emocionais que somente o próprio sabe o que é. Alguém próximo, sensível e vivido o suficiente pode até chegar bem perto, entender o que acontece, mas saber mesmo? Só o próprio. Eu sou o credor de minhas escolhas. É bem assim.

Cazuza fez isto como poucos para a geração 80 e as subsequentes. Ele sentenciou enquadrando a época reafirmando que "O Tempo Não Pára", canção sua com letra que diz tanto de uma forma tão direta, aberta, sensível e isto logo após o período vivido pelo Brasil com a ditadura. Um grito de liberdade e contestação. Se fosse para escolher apenas uma canção que me representasse bem - isto seria quase impossível - cito esta.




Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: