terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Yes Red (Uma Angústia Tão Efêmera Quanto a Vida)



Hoje, terça-feira chuvosa aqui na Cidade Maravilhosa, acordei com um abafamento, uma sensação estranha, uma angústia eu diria. Com o conhecimento adquirido na área psicológica após anos procurando me encontrar e/ou me perder - sim, porque em vezes o que precisamos mesmo é nos perder - através de trabalhos terapêuticos, auto-análise, buscas espirituais e que tais, consigo com certa facilidade identificar o sentimento. Por vezes fico ainda na dúvida: será mesmo uma angústia, um sentimento ruim ou simplesmente a expressão de uma mente conturbada por natureza? Um aviso talvez? Um pressentimento? Um sinal? Ou será uma bobagem total? Sei lá exato, é só manter a calma, deixar fluir o sentimento sem querer manipular que o real aparece. Utilizo o poder da respiração. Parar, procurar limpar a mente o máximo possível, respirar bem fundo ... conectar com o Divino e ... pronto! O primeiro sentir, é o sentimento. Parece estranho, não é? É assim que funciona, comigo. Esta confusão emocional pode se agravar quando acontecimentos traumáticos perambulam pela mente trazendo lembranças nem sempre agradáveis e sentimentos contraditórios sobre o mesmo assunto. Fatos que marcaram, deixaram resquícios que tomarão a atenção quando menos esperamos. Faz-se necessário ver e rever conceitos, algumas atitudes, procedimentos outros, atitudes de terceiros, se conectar ("Atenção ao dobrar uma esquina"). Assim é a vida, para os que se questionam e querem se encontrar.

Pesquisei no pai Google - Wikipédia - e encontrei respostas bem elucidativas sobre minhas dúvidas. Na filosofia, Schopenhauer, Nietzsche e Sartre. Na psicologia, Freud. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ang%C3%BAstia )
Este sentimento angustiante me assola quando não tenho clareza sobre minhas ações e convicções, quando tenho dúvidas sobre algo ou alguém, quando a ? invade minha mente e alma. Chego a ficar paralisado por vezes. Preciso parar e deixar que se assente a poeira. Como fazer isto em um mundo em constante movimento? Quando estou neste processo, os outros humanos estão seguindo seus rumos e em muitos casos, estes rumos cruzam o meu, então é preciso seguir adiante e sem incertezas. Mas como tê-las? Tudo é tão efêmero! E que bom que assim seja, sinal que passará, basta agir e esperar.






ITABA INDÚSTRIA DE TABACO BRASILEIRA LTDA

Nenhum comentário: