domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeão (Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo / "Hino do Flamengo")



Neste domingo, dia de decisão do Brasileirão, onde o Mengão, como é popularmente conhecido o Clube de Regatas do Flamengo, pode se tornar hexacampeão, título que não conquista a 17 anos, resolvi escrever algo sobre o evento, embora não seja um fã ardoroso do futebol.

Tenho a impressão que os da minha geração somos todos Flamengo, até os não amantes do futebol como eu. Na época todos tínhamos Fusca, éramos Flamengo e tínhamos uma nêga chamada Tereza, uma beleza! ( http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/ ).
Sendo um brasileiro/carioca de passaporte, me envolvo com futebol somente em ano de Copa do Mundo. Gosto de ver a arte que se torna um jogo com os melhores disputando um campeonato. O Brasil é destaque sempre. Uma celebridade onde quer que seja. Nossa equipe é sempre idolatrada e admirada, por aqui, é orgulho Nacional, mesmo que não Campeã seja, mas o brasileiro não perdoa, também não abandona. Já tivemos seleções brilhantes, nomes que ficaram para a história, partidas que vencemos como guerreiros. Sempre nos destacamos, não é atoa que somos os maiores Campeões do Mundo e exportamos muitos profissionais. Paixão Nacional.



Não entrarei nas questões sociais que o futebol representa para o Brasil e aos brasileiros, digo aqui somente sobre o evento, como um campeonato de futebol como o Brasileirão (Campeonato Brasileiro de Futebol) pode deixar uma Nação voltada para TV ou similares - pode mudar a mídia mas a atração continua. Neste ano o Mengão está nas cabeças e precisa ganhar do Grêmio, time de Porto Alegre que conheci e passei a admirar, assim como também mais o futebol, quando minha amiga/irmã PatSun esteve comigo no campeonato de 2008. Curti torcer e saber um pouco mais sobre as regras do jogo, terei que ser bem sincero em dizer que sei bem pouco, digamos o básico, o que não quer dizer que não admiro um bom jogo. Lembro ter visto o jogo de futebol feminino que houve no Maracanã onde o Brasil foi campeão com a fabulosa Marta, que já foi reconhecida com prêmios e fãs por todo o Mundo, e pude perceber, como todos, a harmonia que é possível em um local lotado como um estádio de futebol de proporções como o Maraca. Um jogo família, uma expressão do esporte e de como ele pode mudar uma sociedade ... para melhor.
Fui poucas vezes ao Maracanã para ver um jogo de futebol. Na infância, estive algumas vezes com minha família e sendo sincero, não gostei nada nada. Nunca fui amante de aglomeração. Não sou de empurra empurra. Preciso de espaço. Conforto é fundamental. Não digo que isto seja uma constante em se tratando de uma partida no Maraca. Penso em chegar lá, aquela porção de pessoas eufóricas, um calor que não diria somente humano, suor, confusão. Naão! Melhor ficar no conforto do meu RêCanto mas entendo os amantes e torcedores "doentes".
Sendo assim e depois de tanto dito, estou também aqui na torcida, afinal, "Uma vez Flamengo Sempre Flamengo".



http://www.flamengo.com.br/

Hino do Flamengo

Zico: “Alô nação rubro-negra aqui é o Zico, vamos nessa que esse hino é maravilhoso.”

HINO:
Uma vez Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É o meu maior prazer
Vê-lo brilhar
Seja na terra
Seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Na regata ele me mata
Me maltrata, me arrebata
De emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado,
Nos "Fla-Flus é o Ai, Jesus"
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pesou
Flamengo até morrer
Eu sou.

Gabriel, O Pensador:
Ó, meu mengão eu gosto de você
Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro
Conte comigo mengão, a torcida não é torcida, é uma nação.
A camisa não é camisa, é um manto sagrado
Galinho de Quitino 10, eternizado
Com as bolas nos pés, nas mãos, na quadra, no gramado.
Seja na terra ou no mar, é meu maior prazer vê-lo brilhar
E vencer, vencer, vencer, vencer, vencer.
Uma vez Flamengo, até morrer
Marre, do marre, rema remador
Se a canoa não vira, eu chego FLA-ME-NGO
Me arrebata de emoção no coração
Listrado em preto na horizontal
Todo mundo tenta, mas só o mengo é penta, FOI MAL.

HINO:
Uma vez Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser...




Sudan Ind. e Com. de Cigarros Ltda.

Nenhum comentário: