quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hollywood Menthol (Um Esperançoso Despertar)



De repente acordamos e o final do ano está bem próximo, já foi. Revisões, reflexões, retrospectivas ... mas também novos planos, objetivos que impulsionam um caminhar, incentiva, ideais reformulados, esperanças renovadas. É bom que seja assim. Necessário a reflexão. Gosto de uma retrospectiva, ajuda a formular o novo, novos anseios. Estamos também chegando ao fim da Primavera e a chegada da estação mais efervescente do ano: o Verão, tão aguardado, celebrado e odiado por muitos. É um calor quase infernal (?!), mas aqui na minha Cidade Maravilhosa somos agraciados com um litoral extenso e belo, matas e cachoeiras em plena cidade, um paraíso quase - quase porque o danado do lado B sempre dá as caras, sigamos! O Verão nos traz um colorido belo e exuberante, dias mais longos, pássaros e sons da natureza expressando toda sua beleza. É uma maravilha de cenário.

Tenho por costume neste período fazer mudanças, sou apto por transformações. Começo pelo cabelo (tem mais de 10 anos que é máquina no coco), depois, guarda-roupa (menos pano), fundo musical em seguida (algo mais a cara do Rio, depende muito do astral), etc etc etc. São mudanças para me sentir renovado, que me revigorem, me façam sentir no início mesmo. Sei que a passagem do ano só muda no calendário; é apenas um dia após o outro como em qualquer período do ano, ... mas não! Passagem de ano te um significado outro. Têm que ter. Muito simplório esta de "é um dia como outro qualquer", como dizem muitos. Prefiro continuar acreditando na renovação, no novo, no que inicia, revigora, estimula, dá um sentindo de novidade, é um símbolo de despedida do velho, de deixar para trás o que não nos foi agradável no tempo que passou, é hora de despertar, renovar as esperanças, fé.

Wikipédia:
"O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o Deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás".



Por isto que sempre repito: "Simbora, é pra frente que se anda". Importante estar inteiro, consciente, até para não se levar tão à sério, mas com seriedade.
Procuro mudar; decidi novo lay out para o blog, algumas senhas trocadas, alguns telefones deletados, alguns nomes para esquecer, hábitos e lugares para mais que apenas evitado, excluídos praticamente, não me pertencem mais, se assim o é, assim será. São mudanças que certamente serão para melhor. Por isto agradeço sempre, celebro o novo e sigo esperançoso por verdes horizontes ...

  • No Egito antigo, 3.750 anos antes de Cristo, a estrela Sirius alinhava-se com a estrela Canopus no rumo Sul ao centro da Via-Láctea; exatamente a zero-hora sobre as Pirâmides de Guiza.
  • O calendário egípcio deu lugar ao cristão.
"No Rio de Janeiro a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontualmente à meia-noite do novo ano".









SOUZA CRUZ S/A

Nenhum comentário: