domingo, 20 de dezembro de 2009

Cigarros Derby (Choque de Ordem nas Mazelas Cariocas)



Hoje, neste belo domingão de sol na Cidade Maravilhosa, resolvi sair do meu RêCanto e me dirigir ao mar, de Ipanema. Último da Primavera que me despeço e amanhã todos nós ... Verão. Se preparem!

Cheguei super cedo e quase pego Iemanjá de camisola - olha o íntimo! Era bem cedinho mesmo, nas areias, apenas alguns destes ratos de pena (pombos) e mais ninguém, nem mesmo os saudáveis de plantão e nem os notívagos já em fim de carreira - sem trocadilhos, por favor. Não entendi muito bem, sigamos. Alguns barraqueiros já iniciavam os trabalhos, armavam suas barracas - ops! - recém padronizadas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O nome da operação é "Choque de Ordem", onde o Prefeito, empossado há pouco, está procurando devolver aos cariocas um pouco da beleza urbana, ou pelo menos, o direito de ir e vir curtindo a beleza natural abundante - estou tão dúbio hoje - da cidade.
Muito tem acontecido pelo Rio nos últimos tempos. Tenho acompanhado - acompanhar hoje em dia é uma loucura - as boas novas, assim me parece. Algo é preciso ser feito e já o deveria há tempos. É uma bela cidade admirada e invejada por muitos, quem a conhece não se esquece jamais e não é em MG. Se nada de fato for feito, pela iniciativa privada, pelo Governo e por nós que somos os mais beneficiados por esta exuberância de beleza - somos uns privilegiados - em breve estará tudo dominado. O Metrô finalmente chega a Ipanema, acabará baldeação no Metrô para a Baixada, construção de um Mirante com super visual na saída do Metrô na Teixeira de Melo, reforma da Pça. General Osório, teleférico no Complexo do Alemão, favelas agora são comunidades, internet gratuita em vários pontos, Lagoa mais limpa, areia da praia mais livre para os banhistas e menos vendedores que aos gritos, anunciam seus produtos ... Senti mais confortável, embora seja bem verdade que antes das 12 badaladas já estava eu retornando ao meu RêCanto. Não peguei aquele horário em que começa a disputa por espaço, quando a impressão que se tem ao olhar em volta, é que estamos todos juntos, as vezes dá até para palpitar na conversar alheia - a proximidade involuntária, nos dá a impressão de íntimos. Não sei como será o amanhã, responda quem puder, mas tenho gostado do que vejo. A saída do Metrô na Carioca está bem mais livre, até estranhei dias atrás. Sei que alguma destas Secretarias terão que pensar na questão do impacto sócio-econômico que esta limpeza urbana causará. Pessoas sem trabalho, sem renda, que mesmo sendo informal e ilegal, agora terão que buscar uma outra forma de sustento, e qual será ela? O mesmo me pergunto em relação aos traficantes, que tão alardeiam terem sido expulsos das favelas, para onde eles foram? Do que vivem agora? É, questões, questões. "Não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos", ouvi outro dia no trem, aliás, meses atrás, precisava ir à Zona Oeste, não a litorânea, e resolvi, indicado por um amigo que depois dessa nem sei mais se é amigo mesmo, ir de trem. Assim o fiz. Me desloquei para a Central Station, porque foi assim que me senti quando cheguei naquele lugar que na minha memória tinha um visual odor urina, comprei meu bilhete, confirmei o horário e a plataforma de embarque em um telão digital de LCD, passei a roleta iguais as usadas no Metrô e ... de volta para a realidade: vagões decadentes balançando mais que diligência - ah! Oeste! - vendedores que ofereciam até uma mãe usada mas que ainda lava, passa e cozinha (exagero!), visual das janelas quebradas dos trens, constatei o quão o subúrbio carioca se favelizou nos últimos tempos. Exagerado, eu? Não! Conheço aquela área, nasci e cresci por aquelas bandas e minha lembrança é mais bucólica. Curti muito Carnaval nas ruas de Madureira, Pça. Sêca e adjacências. Não sou um menino zona sul, estou mais para um cidadão do Mundo, embora a globalização tenha tornado este termo mais popular. Penso em como será esta integração toda, a interna e a externa. Mais acessos e vias de ligação entre distâncias da cidade, mais facilidade em deslocar-se, a exposição que a Cidade Maravilhosa terá nos próximos anos, as mudanças sociais e as físicas, estas são melhorias para quem mesmo? ...
O que percebo é que o meu, o seu, o nosso Rio de Janeiro está definitivamente entrando no mapa Mundial. Grandes mudanças estão e irão ocorrer, e que sejam para melhor, que beneficiem o maior número de pessoas, os amantes desta Cidade Maravilhosa, não me canso de admirá-la e repetir. Irá sediar uma Olímpiada em 2016, terá a final da Copa de 2014 no Maracanã, grandes nomes do cenário artístico/político Mundial tem feito passagens por aqui e mostrado interesse em nossas mazelas e belezas - nada é perfeito mesmo!







SOUZA CRUZ S/A

Nenhum comentário: