terça-feira, 17 de março de 2009

SG Ventil (Estado "Off")



Neste sábado último fiquei "off", é, "off", que em tradução literal do inglês quer dizer "desligado". É o que usamos e/ou aprendemos à usar para aparelhos eletrônicos em geral. É bem por aí mesmo, ficar desligado; desligado do mundo, das pessoas, das chatices, dos incômodos, das notícias, das conversas sem sentido, dos assuntos que nada acrescentam, das perguntas indiscretas, das opiniões que não são solicitadas, dos comentários desagradáveis, da necessidade de ter uma opinião formada sobre algo ou alguém, de ser educado e simpático quando não se quer, de ter que alguma coisa.

As vezes no dia à dia é bem isso mesmo que sinto; uma necessidade, uma cobrança que na maioria das vezes são impostas por mim mesmo, como se alguém ou algo estivesse me cobrando por isso. Uma cobrança interna, eu diria. É assim em muitos casos, mas o mundo moderno está com uma avalange de informações que nos chegam o tempo todo e de todos os lados que fico desnorteado só em pensar que posso estar perdendo algo. Louco né? É, muito louco. Cansa, e muito. Por isso as vezes tenho a necessidade saudável de me ausentar, ficar livre, desocupado, afastado, na minha, desligar tudo que me exija interação direta e que me faria conectar com o mundo real. Fico com a TV que não preciso interagir necessariamente, deixo ela falar e me mostrar suas imagens. Os demais, se posso mesmo, "off" !
Aí, se relaxo, o que nem sempre acontece, medito, me alimento bem, descanso, leio, durmo bastante, procuro pensar só em coisas agradáveis(difícil as vezes), ou seja, me cuido. Mas o que mais me chama a atenção é como o mundo mudou e está mudando tão rapidamente; hoje não temos mais tempo para os amigos, para apreciarmos as belezas da vida, digo as pequenas belezas do dia à dia, e quando falo isso com alguém , recebo um olhar tipo - "Que cara doido". Está tudo muito imediatista, ninguém tem mais tempo para nada, a necessidade de sobrevivência está cada vez maior e a disputada em uma crescente deslealdade tamanha; sempre se tem algo novo para aprender, para saber, para descobrir, e de preferência antes que os demais. Saber, se informar sempre fizeram parte da humanidade, mas o que faz a diferença é a quantidade de informação, além, é claro, da quantidade cada vez maior da população, o que faz com que ser melhor informado seja um diferencial tão importante em tempos globalizados.
Tem que malhar, tem que ler, tem que estudar, tem que assistir, tem que saber, tem que ligar, tem que responder e-mail, tem que pagar contas, tem que ganhar dinheiro, tem que ... é conjugar muito o verbo "ter". Sei que algumas fazem parte mesmo da dita "vida de adulto", mas muitas fazem parte da vida de qualquer ser humano atuante.
Dá para levar a vida mais leve? Dá sim, é uma conquista, poucos conseguem, mas não é impossível; eu preciso, de vez em quando, de um dia "off", senão, é loucura total, chega à ser uma necessidade, assim como tenho de me sentir bem informado. Mas como conseguiria eu me manter mente sã e corpo saudável se não me permitir um momento comigo mesmo? Impossível !!! Depois é só se plugar novamente porque o tempo não pára e a vida segue seu rumo.
Desligue-se um pouco você também.


Tabaqueira S.A.

Nenhum comentário: