segunda-feira, 16 de março de 2009

Continental (Valores Humanos)



Valores. O que são valores? Quais os seus valores? Quais os meus valores? Que valores regem a humanidade? Que valores são reais e ideais? Quantas perguntas! A partir daí fiz uma pequena pesquisa aqui pela Internet e vi muitos escritos sobre valores: os humanos, os financeiros, os morais, os de família, os sociais, os ... muitos são os valores que podemos citar. Mas quais são os seus? Do que você não abriria mão na vida em prol de algo? É, difícil as vezes responder quando se está em situação limite, mas ao mesmo tempo, sinto ser os valores intrínsecos, os que recebemos e aprendemos ao longo da vida e mantemos, que nos faz sentir em paz e confortáveis conosco; não sair de nosso propósito primordial, daquilo que faz sermos seres individuais, com questões próprias e que nos valoriza como ser humano. É nosso real valor; vem de atitudes, pensamentos e hábitos característicos e intransferíveis, podem ser passados à diante, ensinados, mas são individuais sim.

Abaixo, 5 parágrafos bastante interessantes e que falam muito bem sobre o assunto:

O valor é o ingrediente social que dá sentido a vida. Valor é aquela apreciação positiva que se faz das coisas, das idéias ou das pessoas em confronto com a própria cultura. Naturalmente que a educação das pessoas influirá na interiorização e prática de valores hierarquizados; pois os valores não só se concebem apenas pela razão, senão com o sentimento, atitudes, prática e com todo o nosso Ser.

Por outro lado, é visível no mundo todo o grande desafio para a humanidade no momento, qual seja, o de resgatar valores esquecidos ou adaptar-nos aos novos valores. Eis o desafio tanto para o Estado como para a sociedade. Afinal, vivemos uma quebra acelerada de paradigmas, jamais antes vista. Mas há que compreender, que jamais antes tivemos o avanço tecnológico de que hoje dispomos, nem o quase descontrolado crescimento demográfico.

A fé é o valor principal na percepção dos respondentes, porém não apresenta destaque significativo, haja vista que somente 22,2% dos entrevistados a categorizaram como sendo aquele valor de maior relevância. A fé é considerada como um dos principais fatores que dão sustentáculo à moral, contatando-se assim que a crença numa energia celestial faz parte naturalmente da estrutura gnosiológica do homem na sua história evolutiva, haja vista que, até agora, não se conhece uma tribo, por mais primitiva que seja, que dispense a fé num ser superior.

O amor como valor foi a hierarquizado em segundo lugar na pirâmide hierárquica (19 %) dos respondentes. O amor em sua dimensão axiológica, à semelhança da fé, se perde nas trilhas da gênese do homem. Desde os tempos míticos, o amor emerge entre outros valores existenciais como a força intrínseca da moral que faz com que homem ame o seu semelhante, ame a si mesmo, em busca da perfeição material e espiritual. É que o amor como valor transcendo o humano e torna o mundo brilhante, agradável e prazeroso. O amor é como uma fonte de que jorra alegria, para tanto, há que ter fé, em si mesmo, no próximo, na sociedade e no Estado como organização da qual o homem não pode eximir-se. Qualquer que seja a sua manifestação, desde as suas formulações clássicas como Eros, Filia ou Agapé, até as formulações modernas e contemporâneas, permanecem os ideais de complementação, doação e compartilhamento. Assim, o amor, na sua plenitude axiológica e ontológica, é um dos fatores propulsores da felicidade do homem no contexto existencial. Isto posto, há de se entender que os resultados desta pesquisa sinalizam que os entrevistados cultivam o amor como fator estimulante na luta por dias melhores, cabendo às organizações estimulá-lo para propiciar o bem-estar de todos propiciador das realizações individuais e da sinergia social.

A saúde é considerada como valor maior para o conforto da vida, acrescentados aos direitos fundamentais que dignificam a vida, tais como a liberdade, a segurança, a igualdade entre outros, para que o homem se desenvolva plenamente no concerto do mundo dito democrático e de direito. A vida com saúde permite que o homem sonhe e durma menos e aspire pragmaticamente à materialização de seus sonhos.

Então, como vemos, o importante é estar em paz com nossa própria consciência, até porque, como diria Charles Darwin, só evolui quem melhor se adapta as mudanças, e o mundo está em constante evolução.

Evolua, adapte-se, e acima de tudo, se valorize!

Aqui escrevi sobre valores humanos de uma forma geral, eles podem ser separados por área, específicos, e na internat pode-se encontrar informações mil sobre o assunto. Vale à pena uma pesquisa rápida, aprende-se bastante sobre estes valores que há muito estão sendo perdidos com o passar dos anos.

"Moral significa portanto um valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo"

Souza Cruz S.A.


Um comentário:

Patsun disse...

dentro de um espaço de tempo...
sim, sim, um espaço, apenas...