quinta-feira, 26 de março de 2009

Fly Prata (Xuxa)



Maria das Graças Meneghel, Xuxa Meneghel, Xuxa. O que escrever sobre ela? Muito pode-se falar, mas apesar de não ser considerada uma boa atriz, cantora ou apresentadora que seja, a verdade é que Xuxa detém algo imprescindível para quem quer ser bem sucedido no showbusiness: carisma. Isso ela tem de sobra; somente assim alguém não tão talentosa consegue se manter em evidência na mídia por tanto tempo, aliás, já são uns 30 anos que a loura, apelidada de Rainha dos Baixinhos, faz notícia.

Desde que apareceu no final dos anos 70 ainda bem jovem em poses sensuais sempre e com o título de modelo/manequim(um adjetivo até se tornou este título) se vendendo como namorada do Rei Pelé - ótimo trabalho de marketing não? - eleita pantera em baile de Carnaval e logo após convidada para apresentar programa infantil, Xuxa já alcançou espaços bem definidos no cenário artístico brasileiro, até ser homenageada como enredo em escola de samba Xuxa já conseguiu; sem falar nos sucessos fonográficos recebendo alguns discos de ouro pela vendagem de seus trabalhos, ela ainda acumula a maior bilheteria do cinema brasileiro. Impressionante, não? Mas seu jeito moleque e sedutor, fizeram com que ela conquistasse várias gerações de "altinhos" e "baixinhos". A capacidade que a mídia conseguiu vender sua imagem e que é mantida até hoje, é impressionante também. Não se pode dizer que seja pelo seu talento em qualquer que seja a sua área de atuação, não é de fato, mas como se explica se não creditarmos tudo isso ao seu carisma? Hoje existe uma legião com conceitos próprios sobre Xuxa; muitas críticas foram feitas à respeito da forma como as crianças eram tratadas em seu programa de TV, nos bastidores mais especificamente, mas o fato é que eles a adoram, é uma histeria em seus shows, seus produtos vendem loucamente, ela conseguiu fazer de seu nome uma marca bem lucrativa. Foi esperta, conseguiu sair da mesmice que a grande maioria das modeletes segue: posar nua, namorar jogador de futebol - até aí tudo normal - ser rainha de bateria de escola de samba - isso ela se transformou mas Rainha dos Baixinhos - depois atriz de TV - ela tem mas é um programa de TV. Nada mal para uma loura interessante vinda lá do sul do país, que morava em um subúrbio carioca e sem um grande talento aparente. Impressiona também por vivermos um período de celebridades instantâneas, uma época informatizada e a avalanche de pessoas que a todo momento estão a procura de sucesso, uns com talento, outros só com a vontade mesmo, mas Xuxa, se mantém.
Lá pelo ano de 1986, eu estava passando por um período acamado (é isso? acamado?) após um acidente de carro, não podendo fazer grandes movimentos, e minha companhia era a TV 24 horas por dia; foi um martírio, ainda mais em tempos pré TV à cabo, não haviam muitas opções e Xuxa estava estreando programa infantil matinal em famoso canal de TV após grande polêmica. É claro que eu via diariamente, escutava todas as canções e devo admitir que tinha sim um lado bem divertido; era colorido, alegre, ela soltinha mais criança que as crianças, bonita(isso ninguém pode negar) e um figurino beirando o cafona, quase de história em quadrinhos; acho que é isso, dava uma sensação de história, de brincadeira mesmo; o fato é que animava minhas manhãs neste período tão desagrável que passei. E eu que já acompanhava Xuxa em fotos de revistas, nos ensaios fotográficos nus, e sempre a achei bela, um sorriso contagiante, este é um dos "carro-chefe" dela. Suas músicas ainda se tornaram hits em boates e clubes "modeninhos"; hoje os mais velhos se divertem dançando e relembrando outros tempos. Tenho uma lembrança bem pitoresca: estava eu em um bar em Amsterdam tomando um drink, quando mais que derrepente ouço uma badalada canção infantil brasileira (Ilariê, ôôô) em versão espanhol. Pedi para ver o disco e, surpresa! Era Xuxa em espanhol! E em Amsterdam! Era o ano de 1994. Aí sim, reconheci que a loura tinha chegado lá. Onde? No topo do sucesso.
Hoje ela continua aí; ainda bela, bem mais rica, mãe, com programa de TV, lançando discos, DVD's e filmes para o cinema.
E quer saber? : E todos dançam, o pega, estica e puxa...
E viva a festa da Xuxa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xuxa

http://xuxa.globo.com/

http://tvxuxa.globo.com/

http://xuxa.globo.com/Xuxa/0,,8470,00.html

Doce Mel

Xuxa

Composição: Indisponível

Bom estar com você
Brincar com você
Deixar correr solto
O que a gente quiser

Em qualquer faz-de-conta
A gente apronta
É bom ser moleque
Enquanto puder

Ser super humano
Boneco de pano
Menino ou menina
Que sabe o que quer

Se tudo o que é livre
É super incrível
Tem cheiro de bala, capim e chulé

Doce, doce, doce
A vida é um doce
Vida é mel
Que escorre da boca feito um doce
Pedaço do céu







CIA SULAMERICANA DE TABACOS

Nenhum comentário: