sexta-feira, 13 de março de 2009

MonteCristo (Superstição)



Bom dia! Hoje é sexta-feira 13 e o assunto superstição é praticamente óbvio. O mundo está cheio de superstições; não passar embaixo de escada, cuidado ao cruzar com um gato preto, se benzer ao sair de casa, perigo por quebrar um espelho, não vestir preto as sextas, coçar a palma da mão sempre para dentro e nunca, nunca para fora e por aí vai. Qual a origem de tantas superstições? Vá saber! O fato é que algumas são respeitadas através dos séculos e se reais ou não, quem se habilita a testar? Claro que ninguém está afim de pagar para ver, afinal, estão sempre ligadas a assuntos de sorte, saúde, dinheiro, amor, felicidade, grandes desejos da humanidade seja em que lugar for. É claro que o melhor a fazer é seguir e não questionar muito, não se tornar obsessivo mas também não contrariar, embora seja sabido ser uma crença irracional sobre a relação entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores.

O Brasil é um campeão em superstições. Quem não tem uma que seja? Talvez nem percebemos que tomamos como hábito um certo tipo de comportamento, uma ação que seja que se torna repetida e está diretamente ligada à algum tipo de superstição; se está dando certo, para que mudar? Tenho por mim alguns hábitos que não mudo com o passar dos anos e nem sei ao certo se são superstições, mas os mantenho; não vem a ser escadas, gatos pretos, espelhos e que tais, mas sair de casa e se benzer, procurar não vestir roupa preta em uma sexta-feira, fazer minhas orações ao deitar, não acender velas dentro de casa as segundas, são algumas que sigo, tem me feito bem, nada de anormal, mas sigo adiante. Não me encuco caso "fure" com alguma, mas ... melhor atenção.
Questionamos estas crenças, mas vivemos em um país cheio de influências religiosas - católica, umbandista, kardesista, budista, espiritismo, etc. - que é mais que óbvio termos crenças comportamentais, normal. Afinal, o que todos nós queremos é sorte, seja no amor, na saúde, nas finanças, na vida; e o melhor é crer, pois, como diz Gilberto Gil, "andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar".
E eu não creio nas bruxas, mas que elas existem, ah! existem!!!
Saravá!!!


Habanos S.A.

Nenhum comentário: