quinta-feira, 15 de abril de 2010

Marlboro Light (Parabéns Para Mim: Let's Celebrate / "Happy Birthday To You")

  
Hoje é meu aniversário. Completo 43 anos de existência - nem eu acredito! Passa tão rápido que me pegou de surpresa. Posso dizer, sem qualquer senão, minha verdadeira idade porque vivi intensamente cada momento, em certos casos, intensamente até demais, mas até isto contribuiu para ser o que sou hoje.
Nem muito tenho a dizer sobre o assunto, mas não posso deixar de expor algumas observações que faço com o passar dos anos. Acredito que a experiência de vida, se bem vivida, vale mais que qualquer conquista. Passamos ao longo dos anos por situações tais que o melhor a fazer é aprender, sempre! Ficar mais velhos não podem ser somente rugas e que tais. A verdade eterna juventude está na alma, somente conquista se nos renovamos, se nos mantemos atualizados com o Mundo. Não seria justo deixar que os acontecimentos, fatos e fotos, simplesmente registrem nossa passagem por este Mundo terreno. Somos o que vivemos, a forma como tratamos/relacionamos conosco, com os outros, com o Mundo. Somos nossas escolhas, escolhas estas que nem sempre vão de encontro ao acertivo, e é justamente aí que podemos, se atentos estamos, analisar onde erramos, acertamos, nos descuidamos ... e assim registrar, aprender e exercitar para que o mesmo não se repita. Fiquemos atentos. Vida é um grande exercício. E pode ser este muito prazeroso. Só depende de nós, é individual e intransferível. Se conhecer dói, ainda mais se fazemos isto de forma verdadeira e destemida, mas não há outro jeito. E somente assim podemos evoluir, crescer como seres humanos que somos.
Neste ano, minha existência nos últimos meses estava tão confusa, acontecimentos que me desorientaram, que o tal falado inferno astral, que sempre mostrou sua face para mim, ficou insignificante. Nem foi possível percebê-lo. Tenho rituais que gosto de fazer em determinadas datas: passagem de ano, aniversário, dias santos que acredito e tenho fé e etc. Me consolam, me iluminam, me confortam.
É importante celebrar, afinal, é momento de renascer.



Inferno Astral:
O período conhecido popularmente como "Inferno Astral" é o mês que antecede o aniversário de alguém. Nesta época, muitas pessoas acreditam viver momentos de angústia, depressão ou até mesmo azar, atribuindo as turbulências a alguma configuração astrológica misteriosa. Será que ela realmente existe e é mesmo inevitável?

Existem algumas explicações para entender estes trinta dias temidos antes da inauguração de uma nova idade. O aniversário nada mais é do que o marco de um novo ciclo solar na vida de uma pessoa, ou seja, o Sol passa pelo mesmo ponto do Zodíaco que estava quando ela nasceu, sinalizando uma nova etapa para a sua consciência. Os dias que antecedem esta renovação são exatamente os últimos do ciclo anterior que a consciência vinha atravessando.

Cid de Oliveira lembra que os ciclos representam na Astrologia os estágios de todo e qualquer processo de desenvolvimento e que "o final de um ciclo" se caracteriza por ter uma qualidade de tempo marcada pela agitação, mudança, instabilidade e desordem, somadas à insegurança em relação ao futuro que está por vir. "Isto acontece porque é no final do ciclo que se esgotam as possibilidades de expressão existentes no seu início e manifestam-se os resíduos responsáveis por sua dissolução. Em suma, o tempo que antecede imediatamente o final de qualquer ciclo caracteriza-se pela desordem e pela inversão dos valores admitidos no seu início", explica.



Pela técnica da revolução solar, cada mês do ano, a contar a partir da data do aniversário, corresponde a uma determinada casa astrológica ou setor prático da vida de uma pessoa que estará sendo vivido mais intensamente. Assim, no primeiro mês a partir do aniversário, vive-se de forma enfática a casa 1: a pessoa fica mais centrada em si mesma e em seu comportamento. O décimo segundo e último mês do ano corresponde à casa 12, trecho do mapa que analisa os sacrifícios e doações que uma pessoa deve fazer aos outros, sem esperar recompensas para isto.

Segundo o astrólogo Eduardo Maia, o "Inferno Astral" só acontece quando não percebemos que precisamos sair do palco para contemplar mais o mundo e nos desapegarmos, em benefício daqueles que precisam de uma ajuda emocional ou prática. "É um período de ser instrumento para o bem dos outros e não estar tão preocupado com causas próprias", afirma. Como isto geralmente não acontece, vem a angústia, o vazio e a sensação de desorientação.

Apesar de não ser uma força misteriosa desenfreada como muitos imaginam, existem explicações simbólicas consistentes para a crise do último mês de uma idade, mas isto não significa que acontecerão apenas coisas negativas na vida de alguém ou que seja impossível lidar bem com este período de transição. Todos têm livre-arbítrio e podem, ainda mais compreendendo o ciclo no qual estão inseridos, dedicarem este momento à reflexão e avaliação da etapa terminada, preparando-se sem tantos atropelos para a próxima.


Roberta Tótora é editora do site Porto do Céu.


http://portodoceu.terra.com.br/pratica/inferno-astral.asp





Wikipédia:
Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.
É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns pra você".
Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.
Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. - The Lore of Birthays (New York 1952), de Ralph e Adelin Linton, pág.8, 18-20.
A melodia de Parabéns pra você tem origem na canção Good Morning to All (Bom Dia a Todos) de Preston Ware Orem publicada em 1893 e oficialmente registrada em 1935 pelaSummy Company, empresa para a qual Orem compôs a canção. Por causa disso, hoje há uma certa polêmica sobre o copyright e direitos sobre a execução da canção. A Summy Company exige que royalties sejam pagos quando a canção Parabéns para você for executada em público.
No Brasil, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu:
Cquote1.svg
Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida".
Cquote2.svg






http://pt.wikipedia.org/wiki/Aniversário







Philip Morris Brasil Ind. e Com. Ltda.

Nenhum comentário: