quarta-feira, 21 de abril de 2010

Capri (Post Galeria 11 / Ipanema, Sempre!!!)

  
Quantas vezes já postei aqui e, continuarei fazendo, sobre minha querida amada Ipanema? É um amor incondicional, se é que este termo se apropria quando falo de Ipanema.
Sempre fui seu amante, mesmo que a distância. Hoje me sinto seu, integrado com o encontro de céu e mar, com as Ilhas Cagarras ao fundo, com o pôr-do-sol mais espetacular que existe, com os corpos saudáveis e morenos que passam em mão dupla, sua poesia, sua brisa ...
Post galeria - imagens e pouco texto - Ipanema, Sempre!!!



Wikipédia:
Ipanema é um bairro da cidade brasileira do Rio de Janeiro, fundado em 1894 pelo Barão de Ipanema. Um dos bairros mais nobres da cidade, localiza-se na zona sul da cidade e possui um belo litoral. Faz divisa com os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa.
O nome Ipanema significa "água ruim, rio sem peixes" em tupi-guarani. No entanto o bairro recebeu o nome Ipanema por conta de seu fundador, da mesma forma que Charles Le Blond atribuiu seu nome ao Leblon.


  
  • A Rua 20 foi a primeira rua do bairro, atualmente chamada Visconde de Pirajá.

  
O desenvolvimento da Zona Sul foi forçado pela chegada da corte portuguesa no século XIX, quando a população da cidade (capital na ocasião) passou de sessenta mil para quinhentos mil habitantes. A corte preferiu seguir rumo norte, em direção à Floresta da Tijucaenquanto o corpo diplomático e os ingleses preferiram a Zona Sul, onde só havia vilas de pescadores.

  
O loteamento de Ipanema começou após a fundação da Villa Ipanema em 1894 pelo Barão de Ipanema. Apesar de Ipanema ter se desenvolvido primeiro que o Leblon, as terras de Ipanema também pertenceram ao francês Charles Le Blond, que as vendeu a Francisco José Fialho, que por sua vez as vendeu ao Barão de Ipanema em 1878.

PorDoSolIpanema.jpg



 Interessado no loteamento da região, o Barão de Ipanema configurou as praças Marechal Floriano Peixoto (atual Praça General Osório) e Coronel Valadares (atual Nossa Senhora da Paz), abriu a avenida Vieira Souto, as ruas Alberto de Campos, Farme de Amoedo, Prudente de Morais,Nascimento Silva, Montenegro (atual Vinícius de Moraes), Vinte de Novembro (avenida Visconde de Pirajá), Quatro de Dezembro (hoje Teixeira de Melo), Dezesseis de Novembro (Jangadeiros), Vinte e Oito de Agosto (Barão da Torre), entre outras.

O período de maior adensamento do bairro se deu a partir dos anos 60, quando houve o avanço da especulação imobiliária sobre o bairro, substituindo casas por edifícios. Os preços dos imóveis disparam e Ipanema passa a ser um dos bairros mais caros do Rio de Janeiro. Sinônimo de vanguarda, nos anos 60 e 70, Ipanema é palco do Tropicalismo, da Bossa-Nova, do Pasquim, do Teatro de Ipanema, da tanga e do top-less.

  
  
A partir dos anos 90 passou a ser freqüentado pela comunidade homossexual de todo o Rio de Janeiro. Atualmente, conta com diversas atrações que buscam cativar este público, tanto na Praia de Ipanema quanto no bairro, como por exemplo na rua Farme de Amoedo.


O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarcentenário da cidade.


Os visitantes da praia de Ipanema devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes. O Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe. O Posto 9 é considerado um dos melhores pontos da praia carioca, frequentado por celebridades e pelos jovens. Um hábito bastante comum é aplaudir o por do sol, um costume lançado no verão de 68/69, quando o jornalista Carlos Leonam, inconformado com a beleza, começou a aplaudir, sendo logo em seguida acompanhado pela roda de amigos, que contava com a presença de Gláuber RochaJoão SaldanhaJô Soares, entre outros. Esse costume de aplaudir o pôr-do-sol foi consagrado pelo publicitário Roberto Duailibi, numa propaganda para televisão de protetor solar.


  


Os tempos são outros mas, Ipanema, sempre!!!



Cia. de Cigarros Souza Cruz

Um comentário:

Eliane Carvalho disse...

Renato , PRECISO FALAR COM VC URGENTE, vc já deve saber do q se trata.
Estou aguardando seu telefonema.