quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Carlton (Cidade Maravilhosa)






Estava pensando em grana, ou na falta dela, porque viver sem grana é F. Isto limita qualquer ser humano, pode não trazer felicidade mas que ajuda ah! isso ajuda. Ainda mais no mundo capitalista, consumista, vigarista que vivemos. Como se pode viver sem o mínimo de participação tecnológica, por exemplo? Impossível, só se for à margem total. Por vezes ouço o comentário - "deve ser bom morar nessa cidade com dinheiro" - Com dinheiro é bom morar em qualquer lugar, assim como não é bom morar sem dinheiro em qualquer lugar. É claro que existem lugares melhores para se morar sem dinheiro, geralmente lugares que nos oferece riquezas naturais, como é o caso da minha Cidade Maravilhosa! Digo minha porque como um autêntico carioca, vivo uma paixão sem fim por esta cidade onde nasci e me criei. Olha que conheço algumas cidades no Brasil e fora também e só tem uma que me encantou ao ponto de pensar em viver lá, morar por um tempo que fosse: Londres, London Town. Mas esta cidade só com grana, muita grana. Não me vejo longe do meu Rio de Janeiro, suas praias, matas, cachoeiras, parques, seu colorido, o povo carioca, natural ou que adotou o jeito de ser, a malemolência, a "cuca fresca", o astral, ... , muito, muito, muito bom!
As vezes fico de mal com o Rio, na verdade é de olhar como o povo, de uma maneira geral, trata a cidade. Mal!!! Um descaso com essa natureza exuberante que se renova a cada instante mesmo sem receber qualquer atenção especial. Imagino como a cidade seria se recebesse um mínimo de cuidado ou se, pelo menos, não fosse tão agredida.
É lixo nas ruas, falta de banheiro público, mal uso das áreas públicas, muita desordem em todas as áreas (social, saúde, transporte, educação, e por aí vai). Favelização sem controle e nas áreas mais valorizadas do Rio. Uma lástima!
Mas o Rio de Janeiro continua lindo, como diz a canção. Para isso, basta estar uns dias fora e, após passar por aquele horror que é a chegada na cidade, seja pela Av. Brasil ou Linha Vermelha, atravessar o Túnel Rebouças e ver a Lagoa Rodrigo de Freitas! Uau!!! Demais!!! Ou percorrer o Aterro do Flamengo, ver a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e chegar em Copacabana! Putz!!! Sem palavras.
Então? Existe outro lugar em que se pode ter este encantamento pelo natural ao chegar? Eu sou suspeito. Tem lugares ótimos para se ir: Paineiras e um banho de cachoeira, percorrer toda a orla do Leme até Grumari e comer um bom fruto do mar por lá (tem restaurantes ótimos), um mergulho no Arpoador, um dia de sol no Posto 9, um passeio pelas ruas de Ipanema/Leblon, uma roda de samba no subúrbio, fazer um tour pelo Centro e seu casario, uma exposição, uma ida à Rua do Lavradio, um petisco, um drink ... Ah! meu Rio.
Comecei falando de grana, ou a falta dela, e agora estou inebriado de paixão pela minha Cidade Maravilhosa e fazendo planos, básicos, para curtir e muito.
Abaixo coloco alguns links interessantes, dê uma olhada, vale à pena.
http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/
http://www.riodejaneiro.com/
http://www.guiadasemana.com.br/


SOUZA CRUZ S/A

Nenhum comentário: